A capital cearense conta desde 2014 com um Plano de Arborização, que de acordo com a Prefeitura de Fortaleza já plantou 27 mil mudas de árvores na cidade e distribuiu outras 30 mil para a população. O Plano está dividido em três grandes eixos: Gestão de dos Sistemas Naturais, Educação Ambiental e Sustentabilidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a área verde por habitante em uma cidade deve ser de 12 m2, Fortaleza tinha em 2014 cerca de 4 m2 por habitante. Dois anos antes de ser iniciado o Plano de Arborização, a relação área verde por Regional em Fortaleza tinha em algumas delas menos de 30% de área verde em toda sua extensão. Qual é a situação atual?
Com intuito de analisar desafios que ainda persistem, o mandato da vereadora Larissa Gaspar (PPL) realiza Audiência Pública nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Fortaleza, para discutir a execução do Plano Municipal de Arborização. O momento será de avaliação das metas, e divulgação de investimentos realizados e previstos. Também serão debatidos os critérios de escolha das espécies e de concessão de podas e retiradas de árvores.
Futuro
A meta do Fortaleza 2040 é de 26,48 metros quadrados de área verde por habitante partindo dos atuais 6,42 metros quadrados, pouco mais da metade requerida para a saúde da população. A implementação de projetos de recuperação ampliação da área verde eleva lentamente a área verde nos primeiros dez anos intensificando-se a partir de 2025.
Serviço:
Audiência Pública Para Debater o Plano Municipal de Arborização
Dia: 9/6 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Larissa Gaspar
Nenhum comentário:
Postar um comentário