De
acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa
do Consumidor, a Proteste, com 2.406 brasileiros, de idades entre 17 e
74 anos, 80% das pessoas têm a consciência de que precisam mudar os
hábitos alimentares. Além disso, um levantamento realizado pelo Conselho
Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, Organis, aponta que 64%
dos entrevistados revelam que o consumo de produtos orgânicos está
relacionado à saúde. Para 15%, o motivo é por indicação da mídia como
alimentos mais saudáveis, por fim, 3% disseram que tiveram recomendações
de médicos ou nutricionistas.
Diante
desses dados, podemos observar que, além do sabor, a população está
preocupada com a questão da saudabilidade dos alimentos ingeridos. Até
mesmo os jovens e adolescentes estão mais atentos aos cuidados com a
alimentação. Assim, o grande desafio da indústria alimentícia está
relacionado aos investimentos em ingredientes mais saudáveis e naturais.
Por isso, cada vez mais, as pesquisas são importantes para garantir o
desenvolvimento de itens inovadores que agradem ao paladar e impactem de
forma positiva na saúde.
A
análise produzida pela Organis ainda revelou que para 18% das pessoas
as questões ambientais também são muito importantes e influenciam na
compra de alimentos. Nesse sentido, podemos destacar as manteigas e os
óleos obtidos a partir de frutos e sementes da biodiversidade
brasileira, entre eles, o cupuaçu, o coco licuri e a castanha-do-Brasil.
Ou seja, além da procedência sustentável, também são benéficos por
serem naturais e orgânicos.
A
proposta é que esses ingredientes sejam acrescentados a receitas
tradicionais do dia a dia como pães, bolos, cookies, molhos e maioneses,
para além de proporcionarem sabores exclusivos, possam fortificar
nutricionalmente os alimentos.
A
conclusão de todo esse cenário é que a indústria alimentícia está
passando por um grande processo de transformação, o que envolve não
somente a mudança de comportamento do consumidor, mas também, a
revolução das marcas para esse novo momento do mercado. O resultado,
certamente, será benéfico para todos. Afinal, cada vez mais, os
alimentos saudáveis e funcionais ganham espaço no nosso cardápio.
Por Lilia Kawazoe - É gerente comercial da Unidade de Negócio Concepta Ingredients,
pertencente ao Grupo Sabará, especializada no desenvolvimento de
soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos,
bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária. A partir de maio de
2017, oferece ao mercado de food service uma linha 100% orgânica de manteigas e óleos vegetais sustentáveis, direcionada a hotéis, restaurantes e cafeterias (HORECA).
Fonte: GPImage
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