Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

São Paulo - Especialistas de Mobilidade, Sustentabilidade e Conectividade abordam o design para Cidades do Futuro em curso do IED

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, ISO de comunidades sustentáveis, transportes inteligentes, Big Data e Inteligência Artificial serão algumas das temáticas abordadas
Espaço IED São Paulo

São Paulo, fevereiro de 2018 - A tecnologia da informação e a internet mudaram definitivamente o design e o modo de viver nas cidades. Se potencializarmos a utilização dessas ferramentas no contexto urbano, temos a oportunidade de influenciar efetivamente a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Foi a partir dessa constatação, que o CTE decidiu contribuir com o desenvolvimento do curso de um ano “Smart Cities: Design para Cidades do Futuro” promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP), que está com matrículas abertas para início em abril de 2018.

Para Myriam Tschiptschin, Líder do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE, que através da parceria passou a ser coordenadora do curso no IED, o objetivo principal do plano de estudos desenvolvido foi juntar especialistas das áreas de Mobilidade, Sustentabilidade e Conectividade para que o aluno tenha uma compreensão holística das cidades e que seja capaz de participar ativamente de projetos de cidades do futuro. Cidades em que haja uma utilização mais inteligente de recursos, com uma maior eficiência operacional, mais inclusivas e que proporcionem melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

O módulo de Sustentabilidade será pautado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, pela nova ISO de comunidades sustentáveis, bem como pelos referenciais técnicos das certificações ambientais de urbanismo sustentável. O módulo de Mobilidade irá trazer os conceitos mais inovadores no que diz respeito aos modais sustentáveis e a transportes inteligentes. E o eixo Conectividade terá disciplinas ligadas aos temas de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e de como essas tecnologias podem contribuir para o funcionamento inteligente das cidades.

Segundo Myriam, todos os cursos do IED são estruturados em torno de projetos e, portanto, em todos os módulos, o aluno terá a chance de aplicar os conceitos discutidos em projetos práticos desenvolvidos com a participação dos alunos, de um professor especialista na área e uma empresa ou instituição pública que entra como parceira. “Assim, conseguimos fazer com que os projetos tenham um nível de realidade muito maior”, afirma Myriam.

O curso conta ainda com um módulo internacional em Barcelona, cidade que se apresenta hoje como uma das principais referências mundiais em Smart City. Além das aulas que serão ministradas durante uma semana no IED Barcelona, serão realizadas visitas para conhecimento das estratégias Smart Cities que funcionam de fato, além de vivenciar a experiência urbana única que a cidade proporciona.

Embora o curso ocorra majoritariamente em São Paulo, além do módulo de Barcelona, haverá outro módulo no Rio de Janeiro, onde os alunos terão a oportunidade de comparar diferentes realidades urbanísticas e assim estarem mais preparado para trabalhar com cidades do futuro.

Para matrículas e mais informações do curso, como preço e carga horária, acesse:

Sobre o IED
O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.

Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.
Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.
@iedsp


Fonte: Agência Lema

Nenhum comentário:

Postar um comentário