Prefeitura de Juazeiro do Norte (CE) realiza fiscalizações para combater poluição visual no município
Com o intuito de combater a poluição visual em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a Semasp, realizou na última semana as retiradas de 21 faixas, 35 placas, e 3 placas de médio porte. O trabalho é realizado pelo setor de Fiscalização da Semasp, no período noturno, e combate a poluição visual gerada através das publicidades irregulares. A ação aconteceu nos bairros Frei Damião, Centro, Tiradentes, Santa Tereza, Antônio Vieira, Triângulo, Jardim Gonzaga, Parque São Geraldo, Aeroporto e Franciscano. O material estava em vias públicas, árvores, cercas e até em postes.
Para realizar o serviço de publicidade legalizado, o interessado comparecer à sede da Semasp para, após os trâmites legais, receber sua autorização. Se for flagrado no local e sem a autorização, o indivíduo receberá orientações para realização ou não da atividade. Se insistir na ação irregular, são iniciados os métodos da lei para inibir tal tarefa. A Semasp orienta a população para ir à sede da Secretaria, que fica no Parque Ecológico das Timbaúbas, e buscar as orientações necessárias para a realização de seus serviços.
Universidade Federal do Cariri (CE) ganha usina de geração de energia fotovoltaica
Uma usina de geração de energia fotovoltaica será instalada no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em breve. De acordo com a Diretoria de Infraestrutura da UFCA, os recursos federais para a compra dos equipamentos, para o serviço de instalação, e para os primeiros testes da usina na universidade já foram reservados pela União.
Segundo o engenheiro eletricista da UFCA, Andre Wagner, serão instalados 12 painéis de 18.48 kWp cada (leia-se “quilo-watt pico”), na cobertura dos prédios já construídos no campus Juazeiro. Somados, os painéis poderão produzir, juntos, até 221.76 kWp; potência suficiente para suprir 30% da demanda de energia do campus. O projeto executivo para a instalação da usina de energia fotovoltaica na UFCA prevê tempo de serviço de 8 meses.
Camilo Santana sanciona lei que cria o selo Empresa Sustentável
No Estado do Ceará, o governador Camilo Santana sancionou o projeto de lei Nº 8471, aprovado pela Assembleia Legislativa, que cria oficialmente o Selo Empresa Sustentável. Elaborada e desenvolvida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a proposta visa destacar as empresas do Ceará que investem no meio ambiente.
Para o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, a lei é “uma forma de incentivar e reconhecer os empreendimentos instalados em nosso Estado que têm a sustentabilidade como um de seus pilares e promovam a melhoria da qualidade ambiental”.
O Selo Empresa Sustentável é uma certificação ambiental que pode ser adquirida de forma facultativa, por meio de avaliação com parâmetros pautados em cinco eixos temáticos: uso racional da água; destinação de efluentes; gerenciamento de resíduos sólidos; uso racional de energia elétrica e responsabilidade socioambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário