Evento prossegue até 08 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará
A VIII edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2 prossegue nesta terça (07). O evento tem como tema central “Governança da Água e Segurança Hídrica para Usos Múltiplos”. O destaque do dia é a mesa “Direitos Humanos e Acesso ao Saneamento Ambiental”, às 18 horas. Além do espaço, são abertas aos público as apresentações de casos exitosos e projetos inovadores, a partir das 14 horas. O evento é uma realização do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) e ocorre até 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Mais informações no site: http://www.ihab.org.br/o2017/.
A mesa “Direitos Humanos e Acesso ao Saneamento Ambiental” discutirá as leis, regras e formatos de direitos ao acesso a água, o esgotamento sanitário e a coleta seletiva de resíduos, bens vitais para a vida, saúde e o desenvolvimento sustentável. O moderador será Eduardo (Rotary Internacional). A palestra fica a cargo de Germana de Oliveira Moraes (Juíza Federal e Professora da Universidade Federal do Ceará). Já o debate terá à frente Magda Helena de Araújo Maya (Geógrafa, Mestre em Geografia e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente) e Carla Tayanna Costa de Oliveira Silva(Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos de Geociências da Universidade Federal do Pará).
As apresentações de casos exitosos e projetos inovadores iniciam a partir das 14 horas. O público assistirá a discussões sobre: "Situação Atual do Eixo Norte da Integração do Rio São Francisco com o Açude do Castanhão, Cinturão das Águas e Segurança Hídrica do Estado do Ceará", "Segurança de Barragens", "A Irrigação e a Geração de Passivos Ambientais" e "Diagnósticos e Delimitação de Áreas em Processo de Desertificação".
A programação é voltada para engenheiros, geólogos, geógrafos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, empresários, lideranças políticas, estudantes e pessoas comprometidas com o assunto. O O2 é um encontro bianual com sede permanente em Fortaleza buscando despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura, com discussões de questões de desenvolvimento sustentável, ressaltando as atuais condições, os estudos e experiências realizadas e as ações a serem implantadas e implementadas para o manejo geoecológico da natureza no nível local e global.
O evento é composto por conferência, mesa redonda, fórum de líderes, cursos, oficinas e apresentação de casos exitosos com visão sistêmica, em temas variados como gestão das águas, construção sustentável e reuso de águas para fins potáveis. Além disso, ocorre exposição de estandes, balcões de artesanato e o evento Eco Arte e Cultura.
Na quarta, o destaque é o Fórum de Líderes Internacionais, que reunirá representantes de diversos países para discutir “Os Futuros da Água e Soluções – Procurando os Caminhos para atingir a Segurança Hídrica em 2030/2050”. O espaço será coordenado por Alberto Palombo, Secretário Executivo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). O fórum terá presença de outros nomes importantes como Blanca Jimenez-Cisneros, secretária do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, Christopher A. Scott (EUA) – diretor do Udall Center for Studies in Public Policy, da Universidade do Arizona, e Dhesigen Naidoo, CEO da Water Research Commission, a única instituição dedicada de direção e financiamento da pesquisa de água da África do Sul.
Dentro do O2, ocorre ainda a 8ª edição do Eco Arte e Cultura, evento promove e conscientiza ecologicamente a população em geral, através do dialogo das artes integradas com a ecologia. Ao longo dos três dias, os participantes verão feira de artesanato com produtos naturais, oficinas, exposição fotográfica, apresentações musicais, mostra de vídeos e exposições.
O O2 e suas iniciativas complementares reunirão lideranças empresariais e políticas, executivos de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, cientistas, pesquisadores, professores e educadores, entidades culturais, estudantes, artistas de diversas linguagens e interessados nas questões ambientais para apresentarem alternativas de como preservar a natureza, como resultado do Dialogo do Futuro da Água no Brasil, Cenários de Segurança Hídrica a 2030 – 2050.
O O2 é uma iniciativa do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), com planejamento e organização da RESULT e promoção da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RiRH - WRN) e do Rotary Distrito 4490. O patrocínio é do Banco do Nordeste (BNB), Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Sistema FIEC e Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE). O evento tem apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (SengeCE).
Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário