No sítio Boa Esperança em Barbalha, um grupo de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) têm levado tecnologias que melhoram o trabalho e a qualidade de vida dos moradores da região.
As atividades fazem parte do projeto BIO+, criado pelo programa de extensão Enactus UFCA. O grupo está construindo um biodigestor, tecnologia que auxilia na produção de biofertilizante e biogás. Nesta quinta-feira, 9, o time e a comunidade colocarão a caixa d’água que finaliza as atividades de construção do biodigestor. Em seguida, serão trabalhadas as capacitações relacionadas à construção de uma horta orgânica.
O projeto BIO+ é realizado em parceria com a Nufarm, através do prêmio de Consciência e Ética no Agronegócio em comunidades da região do Cariri. Busca a inserção de vários tipos de tecnologias de baixo custo e práticas para o empoderamento de comunidades rurais através do plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável.
Com uma metodologia inspirada na Permacultura, pretende-se aliar práticas agrícolas sustentáveis para gerar um ciclo de produção sustentável sem prejuízos para os produtores, além da melhoria na qualidade de vida de mini produtores rurais. Aliada a esses pensamentos, a proposta é também implementar noções de gestão e empreendedorismo que os farão alçar novos patamares no comércio local, através de um conhecimento técnico mais especializado e uma gestão continuada e duradoura.
A Enactus UFCA é um grupo de estudantes que trabalha com empreendedorismo social, formado por discentes dos diversos cursos da UFCA. Atuando na região do Cariri desde 2009, trabalha com projetos que empoderam pessoas a partir de atividades sustentáveis. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os estudantes a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.
Fonte: Coordenadoria de Jornalismo Institucional
Nenhum comentário:
Postar um comentário