Ameaçada
de extinção pela exploração de sua madeira, a ucuubeira guarda
em
seus frutos uma preciosa manteiga que garante alta performance aos produtos
A espécie, presente em
áreas alagadas, está ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração
madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassoura e
batentes de porta. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o
manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma
comunidade obtém com uma árvore preservada é três vezes maior do que aquela
obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore
é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos. Essa
lógica transforma a uccuba em uma espécie valorizada.
Quando madura, a ucuuba se rompe, sua semente vermelha cai e, de tão leve, boia sobre os igapós. Os ribeirinhos colhem apenas 50% dos frutos que caem nas águas. O manejo da ucuuba é feito por comunidades agroextrativistas nas regiões do Nordeste Paraense e do Médio Juruá, no Amazonas, com as quais a Natura tem relacionamento. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.
“Natura Ekos Ucuuba abre uma
oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao
ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a
partir de um produto florestal não madeireiro, a semente”, afirma Daniel
Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura.
A principal inovação de Natura
Ekos Ucuuba é o fato de proporcionar alta hidratação com textura leve e de
rápida absorção, o que rompe um paradoxo da hidratação. O produto entrega uma
hidratação prolongada, de até 48 horas.
O desenvolvimento da linha
levou cerca de três anos. A pesquisa e a
produção da nova linha Natura Ekos Ucuuba insere-se no Programa Amazônia, que
tem como objetivo colocar a Natura a serviço da criação de propostas de
desenvolvimento sustentável que acolham os habitantes da região e conservem a
floresta em pé.
A ambição da Natura é que 30% dos insumos
consumidos pela companhia sejam provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente,
esse percentual está em 13,3%. Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10
mil famílias na Pan-Amazônia até 2020, movimentando R$ 1 bilhão em negócios na
região. Atualmente a empresa tem relacionamento com 2,1 mil famílias na área.
O manejo da ucuuba também está alinhado ao compromisso da Natura expresso em sua Nova Visão de Sustentabilidade. A empresa pretende ser uma empresa que gera impacto positivo em 2050, o que vai além de apenas reduzir ou mitigar impactos.
A submarca Natura
Ekos, criada em 2000, inaugurou um novo modelo de produção na indústria cosmética.
Todos os produtos usam em suas fórmulas matérias-primas naturais da
biodiversidade brasileira. A nova linha é o principal lançamento de Natura Ekos
dos últimos cinco anos. O último ativo não perfumístico foi o açaí, lançado em
2009.
A linha Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que
serão lançados em duas fases, para respeitar os tempos da floresta: manteiga reparadora
para o corpo, manteiga hidratante para as mãos e hidratante desodorante
corporal, sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete
líquido para o corpo e um sabonete em barra cremoso.
As embalagens do
hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba são ecoeficientes,
com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que possui material de origem
vegetal renovável em suas composições.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior
multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no
setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em
2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na
Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Certificada
do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação,
em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos
aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por
fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no
Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM)
e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop,
com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da
marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por
perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para
28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.
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