Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Inventário Florestal do Ceará é apresentado e discutido na Semace nesta sexta-feira (11)


Reconhecer a reserva florestal do estado do Ceará e direcionar dados para a implementação da política estadual a partir do diagnóstico dos estudos de áreas conservadas e degradadas do Estado. É com esse intuito que o Governo do Estado, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realizará nesta sexta-feira (11) uma oficina de apresentação de resultados preliminares do Inventário Florestal no Ceará (IFN CE), com a participação de técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O evento tem como objetivo discutir os principais resultados, apontando experiências e sugestões para a tomada de decisão do documento florestal no Estado.

O trabalho visa coletar informações qualitativas e quantitativas dos recursos florestais locais, para motivar a formulação e execução de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação desses recursos. “No Ceará, o inventário tem se destacado, sendo o segundo estado a apontar o estudo, tendo maior relevância devido as suas características florestais uma vez que a cobertura vegetal é predominantemente marcada pela Caatinga. Além dele, o estado também aponta características de Mata Atlântica localizadas em topo de serras”, informa a Diretoria Florestal (Diflo) da Semace.

O primeiro estudo sobre as florestas no Ceará foi realizado em 1994. O segundo inventário tem como avanço reconhecer o que existe de reserva florestal no estado. “Os estudos vão mostrar o que avançou e que não avançou com relação a nossa reserva florestal, para que a sociedade possa usufruir dos resultados do benefício das reservas florestais, a partir de condicionantes técnicas. Com isso podemos definir uma nova política florestal no Estado”, ressaltou o técnico da Diflo, Raimundo Costa.

“A atividade está prevista em lei e tem o objetivo de subsidiar a análise da existência e qualidade das florestas do Brasil, em imóveis privados e terras públicas, por meio do levantamento de dados biofísicos e socioambientais”, explica a gerente executiva de informações florestais do SFB, Claudia Rosa. Ainda de acordo com ela, as informações coletadas pelo IFN representam uma oportunidade de conhecimento a respeito dos estoques e da biodiversidade dos recursos florestais e sua importância para as comunidades rurais, servindo de suporte e orientação para os governos e a sociedade no desenvolvimento de políticas de manejo e conservação das florestas.

De acordo com a metodologia do IFN, o estado do Ceará foi mapeado seguindo um grid de 20 x 20, onde a cada 20 Km foi estabelecida uma Unidade Amostral (UA). As UAs são também denominadas de conglomerados, que são pontos para o levantamento dos dados biofísicos e para a realização das coletas de amostras de solos e de material botânico. Ao todo ficaram ordenados 377 conglomerados no grid de 20 x 20 e mais 80 UA de adensamento nas Unidades de Conservação. Ainda, no entorno de cada conglomerado são indicadas residências para a realização de entrevistas para o levantamento de dados socioambientais.

Confira a programação da oficina:
Horário
Tema
Responsável
08:30 – 09:00
Abertura Dirigentes SEMACE/SFB
09:00 – 09:15
Apresentação dos participantes e da metodologia de trabalho
Joberto Veloso de Freitas – Diretor de Pesquisa e Informações do SFB
09:15 – 09:45
Inventário Florestal Nacional – Metodologia e situação atual de implementação no País
09:45 – 10:00
Apresentação do Relatório Preliminar de Resultados do Inventário Florestal Nacional no Ceará
10:00 – 10:30 Intervalo
10:30 – 11:00
Extensão dos Recursos Florestais do Ceará Diversidade Biológica e Saúde das Florestas As Florestas em UCs do Ceará
Claudia Rosa – Gerente de Informações Florestais – SFB
11:00 – 12:00
Discussões
12:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 14:30
Estoques de madeira , biomassa e carbono armazenado nas florestas do Ceará
Alessandra Voigt – Eng. Florestal – Técnica SFB
14:30 – 15:00
Discussões
15:00 – 15:30
Aspectos socioambientais das florestas do Ceará
Camila Oliveira – Eng. Florestal – Técnica SFB
15:30 – 16:00
Discussões
15:30 – 16:00 Intervalo
16:00 – 16:30
Potenciais usos das informações do IFN
Prof. José de Arimatea Silva
16:30 – 18:00
Discussões, encaminhamentos e encerramento

Serviço:
Oficina de Apresentação dos Resultados do Inventário Florestal no Ceará
Data: 11 de dezembro de 2015
Local: Auditório Régia Nântua da Semace – Rua Jaime Benévolo, 1.400, Fátima, Fortaleza-CE
Horário: 08h30 às 18h

Foto: site do SFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário