Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Instituto Invepar neutraliza emissões de CO2 via créditos de carbono para jogos olímpicos e paralímpicos


Serão compensadas mais de 10 mil toneladas de CO2 das empresas do grupo Invepar MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT, CRT e GRU Airport

Desenvolvido pelo Instituto Invepar em parceria com o programa ambiental “Amigo do Clima”, o Projeto Carbono Zero vai compensar, por meio de créditos de carbono, as emissões de gases de efeito estufa (escopos 1,2 e 3) referentes à participação acionária da Invepar nas empresas MetrôRio, ViaRio, LAMSA, VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e GRU Airport durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Estas concessões terão um papel estratégico para a mobilidade dos atletas e visitantes durante o maior evento esportivo do planeta. 

Ao todo, serão compensadas mais de 10 mil toneladas de gás carbônico equivalentes via investimentos em diferentes projetos no país, entre eles, a redução do desmatamento na Amazônia; a geração de energia renovável com bagaço de cana; a destruição de metano em granjas de suínos no Brasil; o uso de biomassa renovável em cerâmicas e a redução de emissão no aterro sanitário de Manaus. O programa ambiental voluntário “Amigo do Clima” tem o objetivo de garantir a transparência e a rastreabilidade de atividades de responsabilidade climática.

O compromisso do grupo Invepar com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável de suas concessões vai além dos jogos olímpicos. A empresa vem realizando diversas práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de resíduos; a preservação da fauna e da flora; o uso de fontes renováveis de energia (como a solar); projetos de eficiência energética; o uso eficiente de combustíveis com o aprimoramento na gestão de frotas e a utilização de combustíveis mais limpos, como o etanol e o Gás Natural Veicular (GNV); além da redução do consumo de água e das emissões de gases do efeito estufa.  Para fortalecer ainda mais a gestão sustentável em suas atividades, a Invepar estabeleceu, em 2015, a sua Política de Sustentabilidade. Também no ano passado, a empresa fez a primeira verificação externa dos inventários de gases do efeito estufa de suas empresas controladas e alcançou uma redução das emissões totais de 18,34%.

Pra saber mais acesse o QRcode:

Sobre a Invepar: A Invepar é um grupo brasileiro que atua no segmento de infraestrutura em transportes, no Brasil e no exterior, com foco em gestão e operação de rodovias, sistemas de mobilidade urbana e aeroportos. Atualmente, possui operações em sete estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco –, e também em Lima, no Peru. No portfólio estão as empresas: MetrôRio, LAMSA, ViaRio,  VLT Carioca, Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), GRUAirport, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Concessionária Via 040, Concessionária Litoral Norte (CLN), Concessionária Bahia Norte (CBN), Metrô Barra, Concessionária Rota do Atlântico (CRA) e LAMSAC. 

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Invepar terá um papel fundamental no ir e vir da comunidade olímpica e da população de uma forma geral. O MetrôRio, por exemplo, será responsável pelo transporte até instalações como o Maracanã e o Maracanãzinho, e para a Praia de Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que também sediarão competições olímpicas. Já a futura operação da Linha 4 do Metrô conectará os passageiros à Barra da Tijuca, onde está situado o Parque Olímpico, que concentrará a maior quantidade de equipamentos esportivos. Já a ViaRio, que opera a via expressa Transolímpica, permitirá a conexão da família olímpica até o Complexo Esportivo de Deodoro, palco de diversas competições. A LAMSA, por sua vez, vai abrir passagem para chegar ao Engenhão, na Zona Norte, ou seguir caminho diretamente para a Barra da Tijuca. Pelo Centro do Rio, estará em operação o VLT Carioca, integrando diversos modais e levando à principal área de convivência dos Jogos Olímpicos, na Região Portuária. Vale ressaltar que, em São Paulo, GRU Airport, o maior aeroporto da América Latina, também terá grande relevância para os Jogos, pois receberá grande parte dos turistas e delegações esportivas que chegarão ao país para assistir ao maior evento esportivo do mundo.

Sobre o Instituto Invepar: O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social onde atuam as empresas do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência.

Fonte: Karoline Cabral - Comunicação+

Nenhum comentário:

Postar um comentário