Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Educação ambiental - EXPOSIÇÃO REÚNE A TURMA DO PERERÊ, DE ZIRALDO, NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 9 de dezembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017, a exposição Pererê do Brasil, que reúne a Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos, criada por Ziraldo. O horário de visitação, que tem entrada gratuita, será de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, domingo, das 10h às 19h, e  o autor estará presente no coquetel de abertura, dia 8 de dezembro, às 19h. No dia seguinte (9), às 13h, Ziraldo fará uma visita guiada com 30 alunos da Escola Municipal Professor Luís Costa.

A exposição, que ganhou itinerância, foi inaugurada em Salvador, em 2015, onde atingiu o segundo maior público do ano. Este ano, seguiu para Recife e Brasília, repetindo o sucesso. Em Recife, a exposição foi vista por mais de 40 mil pessoas e as atividades extras para crianças registraram um interesse recorde de escolas, atraindo mais de 40 instituições de ensino, entre públicas e particulares, além de grupos da terceira idade.

Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, “Pererê do Brasil” explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades.

Um passeio pela Mata do Fundão

Todo o clima remete o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo conta toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

As 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista “A Turma do Pererê” (Editora Abril/1975-1976) foram restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos, também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram. Um painel mostra um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma e serve de cenário de fundo para fotos dos visitantes.

Dois monitores de TV reproduzirão 17 histórias da Turma em Motion Comics (quadrinhos animados) e o documentário Ziraldo. No espaço de leitura, uma mesa com livros do Pererê e sua turma estarão disponíveis para o público. Em vez de catálogo, será distribuído umgibi de 32 páginas, com apresentação, ficha técnica da exposição, histórias, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.

A Turma do Pererê

O personagem Pererê é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

A exposição resgata suas histórias e revela como surgiram o Pererê e sua eclética turma, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos. Além deles, está sempre presente a coruja Professor Nogueira, esclarecendo dúvidas.

O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015.

O autor

Artista consagrado, Ziraldo é um ícone da produção voltada ao público infanto-juvenil. Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. A Turma do Pererê foi lançada em 1º de outubro de 1960, pelos Diários Associados, e publicada ininterruptamente ao longo de quatro anos, com a impressionante tiragem mensal de 120 mil exemplares.
 

Objeto de mais de uma dezena de teses de mestrado, tema de livros, além de personagem de campanhas publicitárias e institucionais, o Pererê gerou muitos subprodutos, como seriados e um especial para televisão, LP, musical de teatro, livros didáticos, selo dos correios, cartões telefônicos, cartilhas educativas, adesivos e campanhas educacionais.

A revista é considerada por alguns críticos um retrato da década de 1960. Na opinião de M. Feijó, em “Os Quadrinhos em Ação – Um Século de História”, o Pererê “é a mais nacional de todas as experiências quadrinísticas”. Já para o estudioso dos quadrinhos Moacy Cirne, falecido em janeiro de 2014, o Pererê foi tão importante no cenário brasileiro quanto o Cinema Novo, a Bossa Nova, a poesia concreta e demais manifestações culturais da época.

Ficha Técnica:
Realização -    Filmes de Minas

Autoria e Desenhos -  Ziraldo Alves Pinto

Curadoria - Tarcisio Vidigal e Adriana Lins

Produção Executiva - Paula Guatimosim

Pesquisa -Tarcisio Vidigal

Projeto Expográfico - Adriana e Guto Lins / Manifesto Design

Texto - Paula Guatimosim e Guto Lins

Ilustração - Mig Mendes

Restauração digital - Victor Moura

Motion Comics - Filmes do Rio de Janeiro

Produção local - Nefertith Andrade


Serviço:
Exposição: “Pererê do Brasil” – Ziraldo
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Galerias 1 e 2
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Data: de 09 de dezembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017 (no dia 08/12 acontece a abertura oficial, às 19h, para convidados e imprensa)
Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Informações gerais | Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:

(85) 3453-2770

Fonte: Pontual Comunicação
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário