Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

EcoDica - SOBRADO DA ABOLIÇÃO PROMOVE ARTE E CULTURA EM PACATUBA

Até 23 de dezembro, o Sobrado da Abolição promove em Pacatuba diversas ações e atrações culturais, com programação especial neste final de semana (16 e 17/12). Já está em cartaz a exposição “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice”, do antropólogo George Arruda. 

Nesta sexta-feira (16), começa a Mostra Sobrado Abolição, no bairro Alto São João às 17h, com apresentações de música, reunindo o grupo de Flautas Doces Arason e a União dos Músicos de Pacatuba; além da ArtCapoeira. Uma feirinha também apresenta o artesanato e a gastronomia local. No sábado (17), às 15h, arte-educadores discutem “O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural”, no Sobrado. Às 18h, a mostra chega à Praça da Fonte. A programação é gratuita e está disponível na íntegra em www.sobradopacatubace.com.

As ações integram o projeto ‘Arte e Educação no Sobrado da Abolição: Princípios de uma Identidade Cultural’, realizado pelo Instituto Aptus e Iguarias de CASA, com apoio institucional do Instituto Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais sobre o Sobrado da Abolição – Situado na Rua Major Crisanto de Almeida, onde se situam também o teatro e o museu de Pacatuba, se encontra o Sobrado da Abolição. O prédio se destaca na história da cidade, pois foi cenário de duas expedições científicas, incluindo a Expedição das Borboletas, em 1859. Além disso, foi o lugar em que se outorgou a abolição da escravidão no município e ainda sediou a primeira farmácia municipal, dirigida por Rodolpho Theophilo.

Com a proposta de ocupar equipamentos culturais da cidade, o prédio foi reaberto em 2015 pela produção do projeto Iguarias de CASA, em parceira com a Secretaria de Educação Municipal de Pacatuba. Após a ocupação, o Instituto Eduardo Campos promoveu restauros no Sobrado da Abolição, que durou de dezembro de 2015 a junho de 2016, para garantir maior segurança aos seus visitantes.

Hoje, o espaço acolhe grupos de flautas, capoeira e teatro de investigação a partir de um convite da artista e educadora Juliana Capibaribe. “Desde a sua reabertura para a realização do projeto Iguarias em Cena, a busca para ativação de espaços no centro de Pacatuba visa sensibilizar olhares e proporcionar diálogos com munícipes e turistas para preservação patrimonial da cidade, que recebe o título de nona cidade com o bioma mais preservado do País”, revela a articuladora de todas essas ações no Sobrado da Abolição.


Meio ambiente


A Coluna Eco News quis saber mais sobre a relação do Sobrado da Abolição com o Meio Ambiente e Natureza, além de ações de sustentabilidade. A artista educadora e articuladora do equipamento, Juliana Capibaribe, esclarece:

"Sim! Não temos como dissociar que estamos na nona cidade com o bioma mais preservada do país, mesmo com as 22 indústrias ao redor. Nenhum lugar é tombado em Pacatuba. Podemos pensar a serra como patrimônio natural. Os escritos deixados por Freire Alemão relatam a viagem das "Expedições das Borboletas", em 1859. Muito sobre a vegetação, solo, costumes dos povos são registros da expedição pela serra da Aratanha. Disponíveis em plataforma online, os registros apontam o Sobrado da Abolição, prédio construído pelo Capitão Henrique Gonçalves da Justa e a Casa da Baronesa de Maria Theóphilo e João Costa e Silva, a 200m de altitude na serra, como lugares que acolheram essa expedição"


Visitas e outras ações

"Visitas guiadas no percurso Sobrado da Abolição à Casa da Baronesa, passando pela casa do escritor Eduardo Campos e um mirante, são serviços que começamos a realizar neste ano. Debate sobre APP, APA, preservação, respeito aos moradores antigos e poluição, estão presentes na roda de conversa. Apontamos as atividades dos alunos da Escola Valmique de Albuquerque - Itaitinga, "Cartas a Freire Alemão" presentes no nosso relicário, exposto no Sobrado. Ressatamos também produções dos alunos no pós trilha, com reflexões sobre vegetação e clima atuais. Existem estudos realizados nesse percurso, que apontam registros minuciosos. Identificamos o pesquisador, que inclusive está junto conosco, buscando recursos que fomentem a construção de um material educativo" 


SERVIÇO
Seminário de Arte e Educação
Data: 17/12
Horário: 15h
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926, Centro, Pacatuba – CE)
Inscrições: Até 15/12 – www.sobradopacatubace.com
Grátis
Mais informações: (85) 988405516

Site: www.sobradopacatubace.com
Facebook: https://www.facebook.com/sobradodaabolicaopacatuba









Nenhum comentário:

Postar um comentário