Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Prefeitura de Fortaleza realiza Seminários e Oficina de revisão e atualização do Plano de Gestão Integrada da Orla


A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), os seminários e a oficina de revisão e atualização do Plano de Gestão Integrada da Orla do Município de Fortaleza (PGI). A programação acontece entre os dias 10 e 18 de janeiro. Dentre as temáticas abordadas teremos a apresentação do PGI de 2006, a fundamentação do Projeto Orla e da Gestão Costeira e Patrimonial.
Os eventos têm como objetivo promover o diagnóstico, a classificação, a delimitação da orla e estabelecer seus possíveis cenários e os perfis de interesse para o Município, por meio do reconhecimento das características naturais, dos tipos de uso e de ocupação existentes.
Os seminários seguem a metodologia do Manual de Gestão Projeto Orla, sendo uma das estratégias para montagem do Plano e inclusão da participação da sociedade.
Por meio de oficinas, reuniões, seminários, trabalhos de campo e articulações institucionais e sociais, serão construídos conjuntamente com a sociedade civil as caracterizações e diagnósticos das dinâmicas que estabelecem a paisagem atual da orla, com seus desafios e potenciais, traçando propostas de ações para o fortalecimento da gestão integrada.
O Projeto de Integração da Orla Marítima é uma ação promovida pelo Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que tem por princípio básico empregar as diretrizes que preveem o disciplinamento de uso e ocupação da orla marítima.
Fortaleza está entre os 17 municípios pertencentes ao litoral cearense que aderiram ao Projeto Orla, possuindo seu plano já homologado pela Comissão Técnica Estadual. Isto permite a captação de recursos junto aos Ministérios da Integração Nacional e aos Ministérios do Meio Ambiente. 
As atividades desenvolvidas pelo Projeto Orla integram a revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Fortaleza. Essa revisão terá como objetivo contemplar e considerar a nova cidade de Fortaleza, que surgiu nos últimos 10 anos, com toda a sua complexidade, desafios e potencialidades.

Programação dos Seminários e Oficina de revisão e atualização do Plano de Gestão Integrada da Orla

- 10/01 (quarta-feira)
Horário: 09 horas
Local: Cuca Barra
Endereço: Av. Leste-Oeste, 6417, Barra do Ceará

- 11/01 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Praça dos Estressados
Endereço: Av. Beira-Mar, 3121, Meireles

- 16/01 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Colônia Z-8 de Pesca e Aquicultura de Fortaleza
Endereço: Av. César Cals, 130, Vicente Pinzon.

- 17/01 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Frei Tito de Alencar Lima
Endereço: Av. Dioguinho, 5927, Praia do Futuro II

- 18/01 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos
Endereço: Rua Miriú, 500, Sabiaguaba.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seuma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário