Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de abril de 2018

São Paulo - Sustentabilidade - Pneu feito a partir do óleo de soja é premiado em Hannover

Tecnologia produzida pela Goodyear demonstra que o desenvolvimento de materiais sustentáveis beneficiam o meio ambiente e a performance dos pneus.

Com a expectativa de que mais de dois terços da população mundial viverão nas cidades até 2050, a necessidade de soluções de mobilidade urbana focadas em produtos ambientalmente sustentáveis aumentará substancialmente. Nos últimos anos, a Goodyear trabalhou com o órgão norte-americano United Soybean Board para desenvolver tecnologia baseada em soja com foco em melhorar o desempenho dos pneus. Após testes intensivos, a Goodyear apresentou sua nova tecnologia que aplica o óleo de soja ao composto do pneu como substituto do petróleo. Esta tecnologia está sendo usada em dois novos pneus Goodyear produzidos para o mercado dos Estados Unidos: o WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather.

Por sua inovação e excelência, a Goodyear recebeu o renomado Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria "Desempenho Ambiental do Ano", na edição 2018 da Tyre Technology Expo em Hannover, Alemanha. "A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação, que representa uma a vitória em todas as frentes, será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro", disse Graham Heeps, editor da Tire Technology International e presidente do júri.

A Goodyear descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. Além disso, a Goodyear descobriu que o óleo de soja se mistura mais facilmente com compostos de borracha e reduz o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação de pneus.

"Nosso trabalho com a United Soybean Board apresentou um desafio e uma oportunidade únicos para nossos cientistas e engenheiros de pneus, ao usarem o óleo de soja no desenvolvimento de produtos com performance superior", disse Chris Helsel, Chief Technology Officer da Goodyear. 

A Goodyear trabalha constantemente no desenvolvimento de produtos inovadores que atendam às necessidades não apenas do motorista de hoje, mas principalmente do futuro. Outro exemplo é o pneu apresentado pela empresa no Geneva International Motor Show, que literalmente dá vida ao futuro da mobilidade. É o protótipo Oxygene, que possui uma estrutura única com musgos vivos na parede lateral do pneu. Essa estrutura aberta e o design inteligente da banda de rodagem absorvem e circulam a umidade e a água da superfície da estrada, permitindo a fotossíntese e, portanto, a liberação de oxigênio no ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas que vivem em áreas urbanas, onde a poluição do ar é medida, estão expostas a níveis de qualidade do ar que ultrapassam os limites estabelecidos pela OMS. 

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 99 anos. No mundo, emprega cerca de 64.000 pessoas e fabrica seus produtos em 48 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e mais de 1.000 pontos de venda no país. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:

Site: www.goodyear.com.br/
Twitter: https://twitter.com/goodyearbr/
Facebook: www.facebook.com/goodyearbr

Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas
Maria Tereza Meireles: maria_tereza@goodyear.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário