Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Caucaia/CE - Decreto de criação da Unidade de Conservação da Serra da Rajada é entregue

Na tarde da última terça-feira (30/4) foi entregue para o município de Caucaia o Decreto que cria a primeira Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral de Monumento Natural (Mona) da Serra da Rajada.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em Fortaleza, e contou a presença do titular da pasta, Artur Bruno e do presidente do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), Hugo Pontes.
O Decreto objetiva proteger e preservar a biodiversidade e o sítio natural raro, singular e de extraordinária beleza cênica que configura a Serra da Rajada. Ao todo são 373,85 hectares com um perímetro de 15.146,53 metros do Monumento Natural da Serra da Rajada.
Para o presidente do Imac, Hugo Pontes, a conquista da primeira Unidade de Conservação Municipal é um compromisso de trabalho em parceria com a SEMA. “Antes Caucaia não tinha esta preocupação com suas belezas naturais. Hoje o meio ambiente no município tem sua importância e o seu merecido lugar. Agora vamos mostrar a relevância ecológica, turística e cultural daquela área da cidade”, sintetiza.
Conforme o secretário da SEMA, Artur Bruno, o encontro concluiu a criação de uma importante área de proteção não apenas para Caucaia, mas para o Estado. “É uma espaço de montanha que precisa ser preservada e a Prefeitura mostrou que tem sensibilidade ambiental, priorizando e viabilizando a criação. Tem uma flora e fauna extremamente importante para o Ceará”, ressalta.
Foram quase dois anos de estudos e trabalhos. Após o prefeito Naumi Amorim assinar o Decreto, ato a ser realizado durante a semana do meio ambiente, no decorrer de junho, o Imac vai gerir a Unidade de Conservação. Para isso um conselho gestor será formado e o regimento interno será elaborado.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário