Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ministério da Saúde convoca para combate ao Aedes aegypti no Dia Mundial da Saúde

banner dia mundial saudeNesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado levará para a Praça da Matriz de Messejana, das 8 às 12 horas, amostras do mosquito Aedes aegypti, desde os pequenos ovos até o mosquito adulto. A ideia é que a população conheça melhor o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.

O Dia Mundial da Saúde foi estabelecido pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Todos os anos, campanhas são realizadas e, em 2016, o Ministério da Saúde estabeleceu a mobilização para o combate ao Aedes aegypti como tema único do Dia Mundial da Saúde para as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas, fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar isso, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor.

A orientação da Secretaria da Saúde do Estado é que as famílias mantenham os quintais sempre limpos. É preciso também recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta.

Das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o Ceará confirmou a ocorrência em 2016 de 2.834 casos de dengue, com um óbito confirmado e 10 em investigação. Este ano também foram confirmados quatro casos de febre chikungunya, todos de outros estados e países. No ano passado, foram confirmados sete casos da doença, cinco deles importados e dois autóctones, o que confirma a circulação do vírus no Ceará. Os casos de microcefalia entre outubro de 2015 e 28 de março deste ano somam 73 confirmados em 35 municípios, 64 deles relacionados ao vírus Zika. No período ocorreram 15 óbitos, oito relacionados ao vírus transmitido pelo Aedes aegypti.

Fonte: Ascom da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário