Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de março de 2017

Lixo eletrônico - Ação de coleta de lixo eletrônico recolhe 17 kg de pilhas para uso em pesquisas

O projeto Reciclando Elétrons, do Laboratório de Física, do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), recolheu cerca de 17 kg de pilhas nos campi de Juazeiro do Norte e Brejo Santo. A ação, que iniciou em julho do ano passado, tem como objetivo a preservação do meio ambiente, por meio da coleta e destinação correta do lixo eletrônico, e a formação acadêmica do estudante na área da pesquisa.

De acordo com o professor Thiago Santiago, idealizador da ação, foram recebidas pilhas de diferentes tipos e tamanhos, comuns, alcalinas, recarregáveis, entre outras, além de baterias de celular. O material recolhido está sendo selecionado por ele, juntamente com três estudantes voluntários do terceiro semestre do curso de Engenharia de Materiais: Juan Levi Soares, Ronier Alcântara e Lucas Sousa. A proposta é que seja feito o isolamento dos materiais que compõem as pilhas.

Existem protocolos [de pesquisa] que dão destinos para pilhas e baterias. A ideia é que a gente use um desses protocolos para isolar materiais de interesse ecológico e econômico, existentes nas pilhas, como o óxido de zinco, óxido de manganês e o cloreto de amônio”, explicou Thiago Santiago. Além disso, ele informou que as substâncias podem servir de matéria-prima para realização de pesquisas do Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes de Engenharia de Materiais.

O estudante Juan Levi se engajou no projeto com o objetivo de reciclar aquilo que aparentemente não serve mais, ajudar a preservar o meio ambiente e fazer pesquisa. Ronier, pelo interesse em atuar num projeto que envolvesse Física e Química. Já Lucas Sousa, sempre se interessou pela área da pesquisa e, ao ser apresentado aos artigos sobre a temática das pilhas, gostou do cunho social e do envolvimento entre a Química e a Física.

O professor Thiago Santiago acrescentou ainda que, além das pesquisas com materiais, os discentes têm a oportunidade de estudar sobre gestão de resíduos eletroeletrônicos e lixo eletrônico. “É importante também que os estudantes tenham conhecimento dessa parte. Tenho selecionado bibliografia nessa área para que eles possam acompanhar essas discussões”, afirmou.

Doações

Para recolher as pilhas e bateriais de celular, foram distribuídos dois papapilhas pelo campus de Juazeiro do Norte – um na entrada e outro próximo à cantina, no meio do pátio. Em Brejo Santo, o papapilha está na sala da Divisão de Informação, Atendimento e Protocolo (Diap). Qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou da região pode deixar as doações nos canos que recebem as pilhas.

O próximo campus a contemplado com a ação será o do Crato. Thiago Santiago lembra que os depósitos de recolhimento devem ser utilizados somente para este fim, evitando a mistura com outros materiais. “No primeiro recolhimento que fizemos, encontramos muitas embalagens de alimentos junto com as pilhas”, destacou.

Além das pilhas, o Laboratório de Física, coordenado pelo professor Mário Henrique Gomes Pacheco e com atuação do técnico em laboratório Felipe Cavalcante, também recebe carregadores de celular; componentes de computador, como placa mãe e fontes; aparelhos de DVD; impressoras. A ideia é compor um banco de componentes recicláveis para experimentos e pesquisas dos estudantes. O laboratório fica localizado na sala 31, no bloco B, no campus Juazeiro do Norte.

Confira imagens do projeto no link: https://www.flickr.com/photos/ufca/albums/72157681418359615/with/33400902706/

Fotos: Emanoella Callou/UFCA

Fonte: Coordenadoria de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário