Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de junho de 2017

FETRANS reconhece as melhores práticas sustentáveis no setor de transporte com a 15ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

No próximo dia 7 de junho, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) reúne empresários, ambientalistas, colaboradores de empresas de transportes de passageiros e cargas e autoridades para premiar as melhores iniciativas realizadas pelo setor de transporte em prol do cuidado com o meio ambiente. A 15ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), ação realizada anualmente por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da FETRANS, tem como objetivo reconhecer e incentivar o investimento em projetos socioambientais. A solenidade de anúncio das empresas vencedoras será realizada às 16 horas, no auditório do SEST SENAT Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro).

O Prêmio busca valorizar as empresas que mobilizam suas equipes e propagam a causa ambiental, tanto nas suas garagens como nas comunidades onde atuam, transcendendo o aspecto econômico e mostrando à sociedade que a preocupação com o meio ambiente é algo que pode e deve ser trabalhado por todos os setores. Dentre as 19 empresas inscritas para o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2017, onze são empresas de transporte de passageiros e oito de transporte de cargas.

A edição 2017 traz novidades, com a inclusão do critério inédito “Ação Inovadora”, reconhecendo as três melhores ações na busca por soluções criativas ambientalmente sustentáveis; e também com a entrega do Prêmio Técnico Modelo, com o reconhecimento ao profissional Técnico do Despoluir que se sobressaiu no exercício da função.

Além disso, a FETRANS fará também outros reconhecimentos durante a solenidade. Um deles é o Certificado de Qualidade Empresa 100%, conferido às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais. O período de avaliação dos veículos se deu de 1° de junho de 2016 a 31 de março de 2017.

Troféu Destaque Ambiental para Artur Bruno

Outro grande momento do PMQA é a entrega do Troféu Destaque Ambiental, destinado a uma empresa, instituição ou personalidade cujas ações têm contribuído para um meio ambiente mais saudável. Nessa edição, o agraciado com o troféu será o professor de Geografia e História, Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente e atual Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ceará (SEMA), Artur Bruno.

Como titular da SEMA, Artur Bruno vem conduzindo ações importantes e com impacto em toda a sociedade. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos, por exemplo, institui um programa de incentivo à formação de uma cadeia de empreendedores voltados à reutilização, reciclagem e à coleta seletiva. O Produto Selo Verde provocou a redução do ICMS de 17% para 7% para produtos oriundos de reciclagem. A Lei e o Programa Estadual de Resíduos Sólidos contemplam a implantação de mecanismo de coleta seletiva nos municípios, visando à redução e posterior extinção dos lixões no Estado, nos próximos 20 anos. Já o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento e o Programa Ceará Mais Verde objetivam combater o desmatamento e promover o reflorestamento e proteção de nascentes.

Sobre o Despoluir

Desde que foi criado, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte tem trabalhado firme na promoção do engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

O Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. Um dos seus principais projetos é a inspeção veicular ambiental na frota das empresas de transportes de passageiros e cargas, onde contribui para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Anualmente, cerca de 2.300 ônibus e de 250 caminhões são inspecionados pelo programa Despoluir somente em Fortaleza durante o período de avaliação do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar. Um total de 17 empresas de cargas e 21 de transporte de passageiros são atendidas pelo programa. As visitas às empresas de transporte acontecem mensalmente e às de transporte cargas com uma periodicidade de 3 a 6 meses, devido ao fluxo de viagens de veículos. O resultado desse trabalho intensivo da equipe do Despoluir tem sido convertido no crescimento da aprovação de quase totalidade dos ônibus de passageiros e veículos de cargas.

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário