Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Produtos reciclados ganham destaque no Fórum Fortaleza Sustentável


O evento gratuito acontece no Shopping Parangaba até sexta-feira

O que para muita gente não passa de lixo, para os expositores do Fórum Fortaleza Sustentável se trata de oportunidade. Garrafa pet, cinto de segurança, pneu velho, balde de tinta e retalhos de pano podem se transformar em brinquedos, luminárias, camisetas e mochilas. Bom para quem faz negócio e melhor ainda para o meio ambiente, de acordo com Leonardo Franco, superintendente do Shopping Parangaba, realizador do evento. O fórum, gratuito, teve abertura nesta segunda-feira, e segue até sexta (09), sempre das 17h às 21h, no piso L1 (em frente à C&A).

Dentre os expositores, está a GreenBag, que produz bolsas e mochilas sustentáveis. Os produtos são feitos com resíduos de lonas de caminhão, alças de cintos de segurança de carro, e etiqueta feita de disco vinil. O tempo de decomposição desses materiais são 40, 300 e 450 anos, respectivamente.

A VidaBR também está presente no fórum, uma marca de vestuário sustentável. Para a produção de uma blusa, são retiradas do meio ambiente duas garrafas pets. A marca ainda inovou em uma tecnologia inspirada na fotossíntese, no momento em que a luz solar bate na camiseta cores e desenhos aparecem. Além disso, a etiqueta do produto é feita de papel semente, que pode ser plantado após sua utilização.

Já Nelson Almeida é o idealizador da Pnelson, trabalhando há 10 anos com reciclagem de pneus. Durante esse período, cerca de um milhão de pneus se transformaram em emprego, renda e sustentabilidade. O foco de Nelson é conscientizar a população, ligando o conceito sustentável à responsabilidade social. Com os materiais reciclados a marca produz: Pula-pula, brinquedos, jarros, parede de escaladas, cadeiras etc.

Ainda estão presentes na exposição: Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com distribuição de mudas; Ecoss, que produz cadeiras, luminárias, brinquedos; Projeto “Reciclocidades”, da Cagece, com trabalhos artesanais; e o Coletivo Verdejar, que tem o propósito de propagar conhecimentos e promover intervenções no ambiente urbano e rural.

Parceria com Instituto Íris

Além da feira sustentável, o evento conta com palestras, oficinas, apresentações culturais e tem como principal objetivo divulgar e apoiar boas práticas de sustentabilidade. Para a realização do evento, o Shopping Parangaba conta com a parceria do Instituto Íris. O Fórum Fortaleza Sustentável faz parte do Programa de Projetos de Comunicação para o Desenvolvimento e Impacto Social, que serão realizados entre 2016 e 2017 em todos os seis Shoppings Norte e Nordeste da Rede Aliansce de Shopping Centers, administradora do Shopping Parangaba.

 O Programa

Em 2016, em parceria com a empresa Aú Marketing com Propósito, o Instituto IRIS realizou o Projeto de Diagnóstico e Proposições de Impacto Positivo para os seis Shoppings Norte e Nordeste da Rede Aliansce de Shopping Centers. Como resultado deste trabalho, foi desenvolvido o Programa de Projetos de Comunicação para o Desenvolvimento e Impacto Social, que consiste na realização de 32 projetos nos Shoppings Parque Belém e Boulevard Belém, no Pará, Parque Shopping Maceió, em Alagoas, Boulevard Feira de Santana, na Bahia, e Shopping Parangaba, no Ceará.

Fonte: VSM Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário