Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Sustentabilidade/Rio de Janeiro - Grupo O Botícário investe em loja com modelo mais sustentável

O Boticário apresenta um novo formato de loja que expressa sua grande aposta na evolução do varejo físico – a oferta de experiências para o consumidor. Inspirada em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos, a nova loja do BarraShopping (Rio de Janeiro) será a primeira do país neste modelo. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.

O novo modelo de loja traz importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média.

Além disso, a nova loja será um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis, como tintas e vidros criados a partir de material reciclado. “Já avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo.”

Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituído por telas multimídia na unidade do BarraShopping. “Já vínhamos testando essas adaptações em outros pontos de venda. Na loja do Shopping Ibirapuera, em São Paulo, toda a comunicação é feita em painéis de LED. Esse é um modelo muito mais sustentável, que gera menos resíduos e diminui muito o trabalho operacional na renovação das campanhas”, diz Farber. “Não tenho dúvidas de que o futuro do varejo passa por questões como a redução dos impactos e desperdício. Estamos estudando formas de ampliar essa alternativa para nossa rede.”

O espaço para recebimento de embalagens vazias continua em destaque na nova loja. O Programa Boti Recicla, criado em 2006, é hoje um dos maiores do país para logística reversa, com quase 4 mil pontos de coleta (todas as lojas das marcas do Grupo Boticário).
Com exclusividade para esta loja, a marca lança também uma ecobag especial, criada a partir de material reciclado, que prometer se transformar em objeto de desejo.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.750 pontos de vendas em cerca de 1750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 850 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

Fonte: Relações Públicas do Boticário no Ceará, AD2M Engenharia de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário