Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2015

Amazonas - Expedição sobre bandeirante Pedro Teixeira e sua epopeia há mais de 400 anos

O advogado Rômulo Alexandre Soares fala um pouco sobre a expedição rumo ao Amazonas, no intuito de disseminar os feitos do bandeirante Pedro Teixeira: 

"Neste momento estou navegando no Amazonas, em algum lugar entre Parintins e Oriximiná, onde desembarcamos amanhã de manhã para conversarmos com a comunidade local sobre o Bandeirante Pedro Teixeira e a sua epopeia realizada há mais de 400 anos, subindo o Rio Amazonas e estabelecendo as condições para que a grande bacia amazônica viesse a ser brasileira. Para saberem um pouco mais do que estou fazendo, acesse: https://www.facebook.com/CaminhosDePedroTeixeiraNaAmazonia"

A Expedição

Viagem pelo Amazonas (Rio Solimões), idealizada por António Carrelhas, com o objetivo de divulgar os feitos do bandeirante Pedro Teixeira e suas consequências, para Portugal e para o Brasil e recolher dados do trajeto feito em 1639. Participam da Expedição, além de Antônio Carrelhas, Armando Abreu, Fernando Lamy, Gustavo Ranieri, Pedro Salgado, Roberto Vilela, Rômulo Soares, Sérgio Saraiva, Toko Lenzi. Ao longo da viagem, realizada em duas etapas, a primeira de 16 a 31 de agosto de 2014, de Tabatinga até Manaus e a segunda, no primeiro trimestre de 2015, de Manaus a Belém. 

Na primeira etapa as cidades visitadas foram, pela ordem, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Iça, Tonantis, Fonte Boa, Uarini, Tefé, Coari, Codajas e Manaus. Durante o percurso serão realizadas palestras, exposições, mostra de vídeos, além de distribuição de livro infanto-juvenil inédito sobre Pedro Teixeira para as escolas. 

No final do projeto, em 2015, será editado um livro de arte que retrata o feito de Pedro Teixeira na Amazônia, aborda o antes e o depois, para que se compreenda o mundo da época. Além disso, o livro promove a descida do rio, nos dias de hoje, de maneira a recolher dados, histórias, informações, imagens e desenhos da flora e fauna. Será feita uma palestra na Sociedade de Geografia de Lisboa como memória documental da expedição e ainda palestras em 13 capitais brasileiras onde existem Câmara Portuguesa. 

Apoiam o Projeto, a Sociedade de Geografia, as embaixadas de Portugal e do Brasil, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. Várias empresas privadas também apoiam a expedição. A primeira etapa foi patrocinada pela EDP, BES, Eurofin Group, Brandão Filhos Fortship, Braselco, RV Imola, Master Turismo, Albuquerque Pinto, Livraria Cultura e Grama Filmes.

Fonte: https://www.facebook.com/CaminhosDePedroTeixeiraNaAmazonia/info?tab=page_info 

Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário