Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Café Debate do MUDEM discute neste domingo sobre microcefalia no Cariri


No próximo domingo, 28, acontecerá a quarta edição do Café Debate, que tratará sobre a “Microcefalia no Cariri: construindo ações solidárias para garantir o tratamento a tod@s”. O evento ocorrerá a partir das 8h, em Juazeiro do Norte, na Rua São Francisco, nº 1415, bairro São Miguel. É uma realização do Movimento Universitário em Defesa da Mulher (MUDEM), projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri.

Com os desafios de mobilizar as famílias que possuem recém-nascidos diagnosticados com microcefalia e garantir o atendimento o mais breve possível às crianças, o evento tem o objetivo de articular a criação de uma rede de acolhimento, formada por representantes dos equipamentos públicos, em especial profissionais de saúde, familiares e amigos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará, divulgado na última terça, 23, foram confirmados três casos de microcefalia na região do Cariri, com outros 19 sob notificação.
O Café Debate contará com a presença da mãe Eroneide Carvalho, que relatará as experiências em torno do atendimento prestado pela rede privada à criança com microcefalia e aos familiares. A mãe Jéssica Aguiar, por sua vez, contará suas vivências na temática na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pediatra Lilliany Medeiros explicará sobre o Método Padovan, uma abordagem fisioterapêutica que busca habilitar ou reabilitar o sistema nervoso. A neuropediatra Cristina Alencar analisará o perfil epidemiológico na região. Outra convidada ao evento será a psicóloga Ticiane Kelly Callou, que versará sobre aspectos emocionais da família.

São esperadas cerca de 160 pessoas para o evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do MUDEM (http://mudem.webnode.com/news/intervença-na-ufca/). Outra opção para quem deseja confirmar a participação é pelo telefone (88) 99682-2208, número para o qual pode ser também enviada solicitação para integrar o grupo no WhatsApp “Microcefalia Cariri”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário