Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE É DECRETADO PELO PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), coordenou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, transformando-o em norma com o Decreto Nº 13.713/2015, assinado pelo Prefeito Roberto Cláudio e publicado no Diário Oficial do Município. 

Com isso, Fortaleza já possui um diagnóstico completo do seu quadro de saneamento e, a partir daí, pode implementar iniciativas concretas e direcionadas para a melhoria na qualidade do serviço de saneamento básico, como enfatiza a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz. 

O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é levar à universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos e drenagem de águas das chuvas. A efetivação das iniciativas previstas no documento assegura impactos positivos e benéficos para toda a sociedade, como melhoria nos indicadores de saúde, sobretudo nos registros de mortalidade infantil; proteção do meio ambiente, especialmente a água e o solo; contribuição para a redução da pobreza e desenvolvimento urbano, econômico e social. 

A legislação municipal, elaborada pela SEUMA em parceria com diversos órgãos, segue os princípios previstos na Política Federal de Saneamento Básico, Lei Nº 11.445 que prevê a universalização do acesso, a equidade, integralidade das ações, intersetorialidade, consideração das peculiaridades locais e regionais, uso das tecnologias apropriadas, eficiência, sustentabilidade econômica, tarifas módicas, transparência das ações, baseadas em sistemas públicos de informação, controle social, segurança, qualidade e regularidade na prestação dos serviços. 

Com a norma municipal, Fortaleza continua apta a pleitear recursos federais para investimentos no setor. Este ponto é importante para o atual momento, no qual a Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e Infraestrutura (SEINF), dentre outros órgãos da administração municipal, apresenta a diversos organismos de financiamento seus projetos, visando empréstimos que viabilizem a melhoria da qualidade de vida do cidadão em nossa cidade. 

Participaram também da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR), Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (EMLURB), Defesa Civil e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). 

O marco regulatório de Fortaleza está, ainda, em sintonia com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, da Campanha da Fraternidade 2016 e que traz como objetivo assegurar saneamento básico e lutar por políticas públicas e ações que garantam tal direito. O assunto é fundamental para o desenvolvimento saudável de uma cidade e, assim, já vem sendo tratado com a devida importância pelo poder público. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário