Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

"Colunáveis Ambientais" - Kurtis François do Prevfogo/Ibama é destaque por trabalhos em prol do combate à queimadas no Ceará

Kurtis François Bastos do Prevfogo/Ibama CE
O "Colunável Ambiental" desta semana é o Coordenador Estadual do Prevfogo/Ibama no Estado do Ceará, Kurtis François Bastos.

Kurtis é engenheiro agrônomo com especialização em planejamento e gestão em Defesa Civil pela UFPB e Ministério da Integração. É coordenador estadual do Prevfogo no Estado do Ceará desde julho de 2003, com a responsabilidade de representar o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo no Estado do Ceará cujas funções são: monitoramento ambiental e prevenção de incêndios, difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, sócio-econômicos e ambientais, voltados para a prevenção e o combate aos incêndios florestais. É instrutor do Prevfogo/Ibama desde de 2009 e perito em incêndio florestal.  ministrando curso de formação de brigadas no Estado do Ceará e demais estados da federação e países da America do Sul a serviço do Centro nacional de Prevenção e Combate a Incêndios florestais - Prevfogo/Ibama.

Representa do Ibama no Comitê Previna/Sema desde o ano de 2004, que tem como presidente o secretário Estadual de Meio Ambiente, Arthur Bruno. O comitê tem como missão implementar política pública de ações de prevenção, controle de queimadas,  preparação e combate a incêndios florestais no Estado do Ceará. É composto por 14 instituições públicas e 14 da sociedade civil organizada, que ao longo dos 10 anos de atividade tem reduzido a quantidade de focos de calor no Ceará, passando do ano de 2003 da 4a colocação no Brasil com 14.426 para, no ano de 2014 na 13a posição com 2.526 focos de calor (dados: http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário