Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O2015 - Encontro Intercontinental sobre a Natureza

Com previsão de mais um ano de seca, O2 2015 vai abordar questões relacionadas ao uso consciente da água e traçar estratégias para consumo eficiente.

Como vamos sobreviver sem água? Essa é a pergunta feita diariamente pela maioria dos cearenses, ao assistirem a seca castigar os açudes que abastecem o Estado. Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 90% dos 139 açudes cearenses estão com o nível de armazenamento na casa dos 30% ou menos. Alguns deles tidos como ícones na história do abastecimento de água no Ceará, como o Castanhão e o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, considerado o terceiro maior do Estado, encontram-se com 16% e 0,9%, respectivamente.

Dados da companhia alertam que a situação atual de todos os açudes do Ceará é a de menor reserva hídrica da década. Os efeitos deste cenário afetam áreas como turismo, agricultura e a atividade pesqueira. E o temor de ficar sem água aumenta com a previsão de que 2016 deve se firmar como o quinto ano consecutivo de seca, tendo seus efeitos tão maior ou semelhante ao de 1997.

Tendo em vista a situação atual pela qual passamos questões que tracem um uso mais racional e consciente da água, além de planejar um manejo mais eficiente e fazer a captação mais ágil e sábia de recursos ainda a ser explorados, englobam temas de uma discussão importante. E será para discutir questões como essas que o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) promoverá, entre os dias 21 a 25 de Novembro em Fortaleza, o sétimo O2: Encontro Intercontinental Sobre a Natureza, um momento dedicado a discutir, estimular e promover o conhecimento sobre temáticas relacionadas à ecologia, meio ambiente e sustentabilidade. O tema central deste ano será “Sustentabilidade: práticas de segurança hídrica, alimentar e econômica no semiárido”.

Para Clodionor Carvalho, Presidente do IHAB, a oportunidade vai contribuir para a construção de uma sociedade que mais empenhada com questões ambientais e com maior respeito com os recursos sustentáveis. "O evento tem como objetivo discutir questões de desenvolvimento sustentável em nível intercontinental, de modo que possa contribuir para a proteção dos seres vivos", afirmou. Nizomar Falcão, Ph.D em Engenharia Agrônoma afirma que o problema da seca têm se agravado ano após ano como resultado do mal gerenciamento hídrico no Estado, o que tem nos tornado caçadores de água. “A crise da água no Ceará, de alguma maneira, existe por uma opção política e econômica; em vez de se fazer a gestão pela demanda, se faz pela oferta. Isto, obrigatoriamente, faz com que sejamos eternos caçadores de água”.

O O2 é destinado a estudantes em geral, profissionais de todos os segmentos, além de autoridades municipais e estaduais. “O nosso evento é destinado a todo mundo que usa água”, salienta Clodionor Carvalho. A programação é composta pelo Fórum de Líderes Intercontinentais, com a presença de lideranças de países como Chile, EUA, Austrália, Canadá, África do Sul e Colômbia, com a apresentação de casos de êxitos na área da sustentabilidade, uma Feira de Tecnologia e Produção Limpa (PROECO), além de palestras, oficinas e cursos sobre a gestão e captação das águas como “Captação de águas subterrâneas em áreas urbanas”, “Caminhos para a eficiência no uso dos recursos hídricos no semi-árido”.

A edição deste ano também vai contar com o Encontro Intercontinental de Jornalistas Ambientais, com profissionais do Ceará e de outros Estados do País dedicados a cobrir assuntos na imprensa relacionados ao meio ambiente.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.ihab.org.br/o2015/inscricoes. A abertura oficial acontece no Parque do Cocó, com apresentações culturais ao ar livre. Toda a programação restante ocorre no Centro de Eventos do Ceará.

Maiores informações e inscrições:

Site: www.ihab.org.br/02015/inscricoes
Telefone: (85) 3253-1641 / 3262-1559

Nenhum comentário:

Postar um comentário