Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Paraná - USO DE ENERGIA RENOVÁVEL DESTACA A REDE MABU NO SETOR HOTELEIRO

A rede hoteleira paranaense foi reconhecida, pelo Grupo Electra, pelo consumo de energia elétrica gerada por fonte de baixo impacto ambiental. Iniciativa a coloca na vanguarda do turismo sustentável

A Rede Mabu Hotéis & Resorts foi reconhecida, pelo Grupo Electra, como consumidor destaque de energia elétrica gerada por fonte de baixo impacto ambiental. Ao optar pelo uso da chamada energia verde, a rede hoteleira paranaense passa a contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da redução de emissão de carbono na atmosfera. A Electra é comercializadora independente de Energia de Fonte Primária Incentivada (EFPI), ou seja, energia renovável.

Ao firmar um contrato, inicial, de três anos com a Electra (de janeiro de 2017 a dezembro de 2019), a Rede Mabu consumirá, durante esse período, 17.055.72 MWh de energia proveniente de fontes renováveis de geração, ou seja, de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de biomassa, eólica ou solar.

Por optar pela contratação de energia gerada a partir de fontes renováveis a Rede Mabu deixa de emitir na atmosfera 6.481.174 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Para se ter uma ideia, para neutralizar essa quantidade de dióxido de carbono, caso ela fosse emitida na atmosfera, seria necessário o plantio de 3412 árvores com um ciclo de vida médio de 20 anos.

“Este é o ano que a ONU estipulou como o Ano Internacional do Turismo Sustentável que tem, entre os seus princípios, a proteção do meio ambiente. Saber que estamos em consonância com esse objetivo e caminhando com passos firmes em direção ao único turismo que será aceitável daqui alguns anos, enche-nos de orgulho e nos entusiasma a aprimorar ainda mais”, afirma o diretor-executivo da Rede Mabu, Wellington Estruquel.
O principal objetivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável é destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, por meio da geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outros.

Em seu relatório de sustentabilidade, publicado em 2016, a Rede Mabu aponta alguns resultados que já envolvem a escolha pelo uso de energia renovável, como a redução de até 30% no consumo de energia no Mabu Thermas Grand Resort (Foz do Iguaçu-PR). Resultado possível por meio de algumas ações como a manutenção periódica dos equipamentos, a utilização de aquecimento solar, sensores de luz nas áreas comuns e de lâmpadas LED em 100% dos espaços do hotel.

Outro ponto importante que envolve de energia verde foi a redução de até 20% no consumo de gás, por meio de monitoramento diário de consumo, manutenção preventiva dos queimadores e pelo aquecimento solar, para a geração de água quente.

Essas iniciativas, entre outras praticadas pelo resort, são resultados da Política de Gestão de Sustentabilidade, que apresenta resultados relacionados à capacitação de colaboradores e comunidade, redução de acidentes e do consumo de recursos naturais. A implantação dessa política, em 2011, permitiu que, em 2012, o Mabu Thermas se tornasse o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural (desde então, novas avaliações são feitas todos os anos).

O Mabu Thermas Grand Resort foi, novamente, um dos três finalistas, na categoria Meios de Hospedagem & Resorts, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017/2018. O resort é o único meio de hospedagem paranaense a ser destacado pelo prêmio. Essa é a segunda vez que o Mabu Thermas é reconhecido pelo Braztoa de Sustentabilidade. Em 2015, conquistou o terceiro lugar por suas iniciativas com o Turismo Sustentável. Além disso, o resort foi premiado em 2013, 2014, 2015 e 2016 pelo Travellers’ Choice do TripAdvisor; contemplado, em 2016, com o Excellence in Service da RCI e, em 2015, foi considerado o “Resort do Ano” pela revista europeia Luxury Travel Guide.

O reconhecimento pelo Grupo Electra
O Grupo Electra comercializa Energia de Fonte Primária Incentivada (EFPI), ou seja, energia renovável gerada a partir de empreendimentos de baixo impacto ambiental. Atua no mercado livre ou ambiente de contratação livre, modelo de comercialização presente no Brasil há, aproximadamente, 20 anos que foi criado com o intuito de gerar competitividade entre os vendedores, promovendo a livre concorrência e, consequentemente, reduzir os custos de energia elétrica para o grandes consumidores. O consumidor livre continua conectado à distribuidora local mas a fonte da energia (Biomassa, Eólica, PCH, Solar) para seu consumo é escolhido entre um agente comercializador ou diretamente com os geradores.

Rede Mabu

A Mabu Hotéis & Resorts oferece, há mais de 40 anos, serviços hoteleiros para garantir as melhores experiências aos hóspedes a lazer ou a negócios, em Curitiba e em Foz do Iguaçu (PR). Com hotéis nas categorias resort - Mabu Thermas Grand Resort; e na categoria Convention - Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu; na categoria Business - Mabu Curitiba Business; e Express - Mabu Curitiba Express, na capital paranaense. Em 2014, lançou o My Mabu, empreendimento de propriedade fracionada e o Blue Park, maior parque aquático do Sul do País, que iniciou as obras em agosto desse ano. A inauguração está prevista para o verão de 2019. Com o Blue Park, a Rede Mabu consolida sua atuação no mercado de lazer em Foz do Iguaçu e região.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu), pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu) e pelo Instagram ( https://www.instagram.com/hoteismabu).


Fonte: Mcomm Comunicação Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário