Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Projeto da Enactus UFCA leva tecnologia para comunidades do Cariri

No sítio Boa Esperança em Barbalha, um grupo de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) têm levado tecnologias que melhoram o trabalho e a qualidade de vida dos moradores da região.

As atividades fazem parte do projeto BIO+, criado pelo programa de extensão Enactus UFCA. O grupo está construindo um biodigestor, tecnologia que auxilia na produção de biofertilizante e biogás. Nesta quinta-feira, 9, o time e a comunidade colocarão a caixa d’água que finaliza as atividades de construção do biodigestor. Em seguida, serão trabalhadas as capacitações relacionadas à construção de uma horta orgânica.

O projeto BIO+ é realizado em parceria com a Nufarm, através do prêmio de Consciência e Ética no Agronegócio em comunidades da região do Cariri. Busca a inserção de vários tipos de tecnologias de baixo custo e práticas para o empoderamento de comunidades rurais através do plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável.

Com uma metodologia inspirada na Permacultura, pretende-se aliar práticas agrícolas sustentáveis para gerar um ciclo de produção sustentável sem prejuízos para os produtores, além da melhoria na qualidade de vida de mini produtores rurais. Aliada a esses pensamentos, a proposta é também implementar noções de gestão e empreendedorismo que os farão alçar novos patamares no comércio local, através de um conhecimento técnico mais especializado e uma gestão continuada e duradoura.

A Enactus UFCA é um grupo de estudantes que trabalha com empreendedorismo social, formado por discentes dos diversos cursos da UFCA. Atuando na região do Cariri desde 2009, trabalha com projetos que empoderam pessoas a partir de atividades sustentáveis. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os estudantes a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.

Fonte: Coordenadoria de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário