Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

São Paulo - EQUIPAMENTOS PARA O MANEJO DE ÁREAS VERDES AJUDAM NO COMBATE ÀS QUEIMADAS

Sopradores, atomizadores, pulverizadores e roçadeiras podem ser grandes aliados para a contenção e a propagação do fogo

São Paulo, novembro de 2017 – Durante o período em que a umidade do ar está baixa e as chuvas são mais escassas, a quantidade de incêndios em áreas florestais aumenta de forma significativa. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente no mês de setembro foram registrados cerca de 100 mil focos de incêndio no Brasil - número que é o maior nos últimos 20 anos e representa quase a metade das ocorrências de 2016, com 188 mil queimadas.

Diante do problema, a Husqvarna, multinacional sueca líder global em soluções para o manejo de áreas verdes, destaca a utilização de alguns equipamentos para ajudar a conter a propagação do fogo, como sopradores, atomizadores, pulverizadores e roçadeiras.

“A Husqvarna investe fortemente no aprimoramento de seus equipamentos para auxiliar em diferentes atividades, e o combate às queimadas é uma delas. Realizamos um trabalho diretamente no campo, o que nos permite entender as possibilidades de uso de nossas tecnologias”, destaca Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da marca. “Nosso objetivo é conseguir aliar a eficiência dessas tecnologias à solução de problemas cotidianos”, acrescenta.

Para auxiliar no combate aos focos de incêndio, a Husqvarna indica o uso do Soprador 570BT, que pode ser utilizado para apagar o fogo de maneira segura e rápida, sem o risco de propagação das chamas, pois conta com velocidade de ar de 381 km/h e vazão no tubo de 22 mil litros de ar por minuto. Outros importantes equipamentos são o Atomizador 362D28, que permite lançar areia ou terra para abafar o fogo, e o Pulverizador 325S25, para ajudar no rescaldo da área.

Além desse maquinário, outra opção para conter o problema é a confecção de aceiros, que são faixas ao longo das cercas, onde a vegetação é retirada por completo do solo. O processo evita que o fogo se alastre para a área de pasto ou de vegetação e, também, para perto de animais. Para isso, a Husqvarna conta com as Roçadeiras 345FR e 143R-II, que permitem realizar a abertura de aceiros cortando de galhos e matos secos.

A roçadeira é ideal para deixar a vegetação baixa, manter os nutrientes do solo, segurar a erosão e fazer uma contenção de segurança. Para se ter uma ideia de sua eficiência nessa atividade, o operador de uma roçadeira consegue percorrer a parte interna de uma fazenda de até 2.500 metros de área em um único dia”, ressalta Paulo Figueiredo.

Fonte: GImage

Nenhum comentário:

Postar um comentário