Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Instituto Jogue Limpo recebe prêmio socioambiental e Selo Verde do Instituto Chico Mendes

Lançamento do programa em Fortaleza-CE
Desde o início das operações, em 2005, foram encaminhadas para reciclagem mais de 427 milhões de embalagens plásticas

Associação de empresas que tem como objetivo colocar em prática a logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas, o Instituto Jogue Limpo recebeu, nesta terça-feira (24/11), em São Paulo, o Prêmio Chico Mendes na Categoria Gestão Socioambiental Responsável.

Concedido pelo Instituto Chico Mendes, o prêmio é considerado um dos mais importantes do País, levando em consideração critérios como problemática solucionada, ineditismo e potencial transformador, multiplicador e educacional de iniciativas em prol do meio-ambiente.

De acordo com o Instituto Chico Mendes, além dos excelentes resultados obtidos nos últimos anos, merece destaque a contribuição do Instituto Jogue Limpo na aplicação e atendimento às políticas públicas.

Junto com o prêmio, o Instituto Jogue Limpo recebeu o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, certificação que tem como objetivo reconhecer e estimular boas práticas que tenham como princípio a sustentabilidade, a justiça social e o respeito à vida.

"Nosso trabalho vem crescendo constantemente, tanto que, atingimos nos últimos dias a expressiva marca de mais de 427 milhões de embalagens plásticas encaminhadas para reciclagem, desde o início das nossas operações em 2005", conta Ezio Antunes, Diretor Executivo do Instituto Jogue Limpo. "Esse é um excelente resultado, que nos enche de orgulho, representativo da nossa atuação, mas que também faz com que nossa responsabilidade seja ainda maior", avalia.

O Instituto Jogue Limpo, tem sua origem em programa iniciado em 2005, no Rio Grande do Sul, por iniciativa dos principais fabricantes de lubrificantes

Comemorando, em 2015, 10 anos de atuação, o Jogue Limpo opera hoje em mais de 3.250 munícipios, em 14 Estados e DF.

De acordo com o Diretor Executivo do Instituto, nas localidades e segmentos onde o Jogue Limpo atua, o programa vem conseguindo recolher mais de 50% das embalagens plásticas de lubrificantes lançadas no mercado automotivo.

"Nosso trabalho tem sido efetivo", diz. "O programa chega aos 10 anos de uma maneira madura, superando metas e contando com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e dos órgãos ambientais", observa.  "Esse foi um período de aprendizado e conscientização. A meta do Instituto agora é expandir a sua atividade para novas áreas, mas com a experiência adquirida, deverá utilizar uma modelagem que tenha maior envolvimento de todos os participes do mercado”, indica Antunes.

A premiação aconteceu durante o 2º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, em São Paulo.

Em setembro, o Instituto Jogue Limpo conquistou outro prêmio. O segundo lugar na categoria Tecnologia na 14a edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, pelo seu trabalho na logística reversa. A entrega do prêmio ocorreu durante o Congresso Ecogerma 2015, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.

A premiação, criada em 2000 pelo Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, contempla trabalho de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos, governos e instituições que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

 Fonte: Lettera Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário