Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Prefeitura tem Carta Consulta de ações ambientais aprovada para financiamento com o Banco Mundial


Pela primeira vez, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), obteve aprovação da Carta Consulta para um empréstimo junto ao Banco Mundial (Bird). Ou seja, o Município possui agora a possibilidade de solicitar o financiamento de aproximadamente R$ 280 milhões, que será voltado para o Programa Fortaleza Cidade Sustentável, o qual prevê ações integradas nas áreas de Planejamento de Gestão Urbana e Ambiental; Recuperação dos Ambientes Social, Urbano e Ambiental; e Governança. 
A partir do empréstimo, ações ambientais importantes serão desenvolvidas, como a implantação do aguardado Parque Rachel de Queiroz, que possui impacto direto em 14 bairros numa área na qual sete destes apresentam as mais baixas faixas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), nas Secretarias Regionais I e III. Com isso, pretende-se aumentar o índice de área verde por habitante de 8m2  para 15m2, segundo o  recomendado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).
Outro foco do empréstimo é a realização de iniciativas de saneamento básico; melhoria nos índices de balneabilidade de praias por meio da interceptação e tratamento de esgotos clandestinos na rede de drenagem da Bacia da Vertente Marítima; recuperação da área de preservação permanente com o replantio da mata ciliar e da instalação de sistemas de tratamento de água ao longo dos recursos hídricos; otimização na rede de esgotamento sanitário; e inspeções de galerias pluviais por robôs, para evitar a contaminação de riachos, rios e lagoas e consequente poluição do mar. O recurso significa um grande salto na qualidade de vida e ambiental do Município. Com estas ações, pretende-se alcançar, sobretudo, a balneabilidade das praias em toda a Capital cearense.
Para Águeda Muniz, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, o financiamento representa uma importante oportunidade para a concretização de iniciativas que tornarão Fortaleza uma cidade mais verde e mais limpa. "O prefeito Roberto Cláudio já desenvolve diversos programas que têm tornado o Município um lugar que oferece aos cidadãos uma melhor qualidade de vida. A aprovação do recurso demonstra todo o cuidado e a dedicação que a gestão ambiental tem com a Cidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário