Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2016

Audiência pública quer incentivar o descarte seletivo em Fortaleza

Os chamados "Ecopontos" ainda não entraram na vida de muita gente. O projeto visa receber e selecionar resíduos, estimulando a responsabilidade ambiental dos fortalezenses.

Para estimular, especialmente os condomínios residenciais e comerciais de Fortaleza a utilizarem os Ecopontos, acontece no próximo dia 30 de junho, quinta-feira, às 14h, uma audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, proposta pelo vereador Deodato Ramalho (PT).

A ideia dos pontos de coleta seletiva de resíduos vem sendo adotada em várias partes do mundo, e o projeto original foi idealizado pela então prefeita Luizianne Lins (PT). "Temos que colocar na cabeça das pessoas que todos nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos", reforçou Deodato.

Os Ecopontos para funcionarem corretamente têm que ter não só a participação da sociedade mas, principalmente, a destinação ambientalmente correta dos resíduos, para não correr o risco de ser apenas uma ação demagógica, pois a sua implementação não traria os efeitos práticos esperados.

O vereador Deodato tem denunciado, reiteradas, vezes o despejo de resíduos coletados pela própria prefeitura em aterros clandestinos de baldios e até mananciais.

O parlamentar discursou sobre isso na tribuna da Câmara, em 27 de abril, por exemplo. Ele afirmou na ocasião que a atual gestão abandonou as políticas públicas que previam uma destinação apropriada aos resíduos sólidos da construção civil. Ele cobrou a concretização da promessa de uma usina de reciclagem, que havia sido prometida em junho de 2013.

Segundo Deodato, "O mesmo material que está sendo colocado nos 'Ecopontos', está seguindo para aterros clandestinos em Fortaleza. Todo esse material que é lá despejado, poderia baratear no mínimo em 30% as obras da Prefeitura e teríamos um asfalto e ruas mais adequadas e com material de maior qualidade", lamentou.

A audiência pública será também uma boa oportunidade para que a população fiscalize e para que a gestão atual na prefeitura possa esclarecer quanto ao funcionamento adequado de tais equipamentos.

Mandato em defesa do meio ambiente

O vereador Deodato Ramalho luta pela causa ambiental a partir da sua experiência como Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza. Como vereador, produziu inúmeros projetos de lei e emendas parlamentares para o estímulo à coleta seletiva, descarte de resíduos e compostagem orgânica. Infelizmente, o prefeito Roberto Claudio não teve sensibilidade para acatá-los, nem colocá-los em prática.

Mais informações com a assessora de comunicação, Mikaela Sampaio, através dos telefones 98970-5219.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Deodato Ramalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário