Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prefeitura de Fortaleza promove Semana do Meio Ambiente 2016

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promove a Semana do Meio Ambiente 2016, de 1º a 09 de junho, com o tema “Árvores de Fortaleza: Eu Também Sou Responsável”.

Diversos órgãos governamentais, não-governamentais e representantes da iniciativa privada e sociedade civil organizada estarão reunidos, convidando a população para participar de ações de educação ambiental, plantios, limpezas, monitoramentos ambientais e passeio ciclístico.

No dia 04 de junho, sábado, será a celebração de dois anos do Parque Rachel de Queiroz, a partir das 9 horas, na Praça Jonas Gomes de Freitas (Regional III). A programação contará com a apresentação do projeto do trecho seis do Parque, blitz e educação ambiental, prestação de serviços à comunidade, plantio e distribuição de mudas.

No domingo (05/06), data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, será assinada a mensagem da Política Ambiental de Fortaleza, que será enviada à Câmara Municipal, junto com o novo Código de Obras e Posturas (Código da Cidade). Neste dia, também ocorrerá o 3º Pedalar – Passeio Ciclístico por Baixo Carbono, com o percurso do Parque do Cocó ao shopping RioMar. As inscrições estão disponíveis no link:  http://bit.ly/3pedalar2016.

No dia 8 de junho (quarta-feira), será a celebração do Dia Mundial dos Oceanos e Dia Municipal do Boto-Cinza, com a limpeza do mar por meio de mergulho, visita ao mirante da Ponte dos Ingleses e palestra sobre o mamífero ameaçado de extinção para os alunos da Escola Municipal Papa João XXIII. Já na quinta-feira (09/06), serão apresentados os resultados de dois anos do Plano de Arborização e o Sistema de Informações Ambientais de Fortaleza.

Apoiam a Semana o Governo do Estado, Shopping Riomar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), C.Rolim, Movimento Parque Rachel de Queiroz, Banco para o Desenvolvimento da América Latina (CAF), Limpa Brasil, Limpando o Mundo, entre outros.

A Semana do Meio Ambiente é organizada em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas para mobilizar a sociedade para o tema. Este ano, a responsabilidade de todos com a arborização e o cuidado com as árvores já existentes é o mote da programação, chamando a atenção da população para o cuidado com o verde como um compromisso de todos.


Programação

Semana do Meio Ambiente  2016



- 02/06 (quinta-feira)

Desafio da Pegada de Carbono: apresentação das Pegadas Hídricas e de Carbono do Município de Fortaleza; com incentivo ao deslocamento de forma sustentável (ônibus, bicicleta, carona, a pé)

Horário: 9 horas

Local: auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Avenida 13 de Maio, 2081 - Bairro de Fátima



- 03/06 (sexta-feira)

Limpeza e educação ambiental: blitz educativa no cruzamento da avenida Eduardo Girão, limpeza do Parque Parreão, educação ambiental na Rodoviária com empresas e passageiros

Horário: 8h às 12h

Local: Parque Parreão

Av. Eduardo Girão, S/N - Bairro de Fátima


Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para estágios de alunos dos Cursos Ambientais do IFCE Maracanaú

Horário: 9h

Local: IFCE Maracanaú

Av. Parque Central - Distrito Industrial I, Maracanaú



- 04/06 (sábado)

Comemoração dos dois anos do Parque Rachel de Queiroz: apresentação do projeto do trecho seis do Parque Rachel de Queiroz, blitz de educação ambiental, prestação de serviços à comunidade, plantio e distribuição de mudas

Horário: 8h às 12h

Local: Praça Jonas Gomes de Freitas (próximo ao North Shopping)

R. Braz de Francesco, S/N - Presidente Kennedy (Regional III)



- 05/06 (domingo)

Dia Mundial do Meio Ambiente

III Pedalar – Passeio Ciclístico por Baixo Carbono

Horário: 7 horas

Local: Parque do Cocó



- 07 a 09/06

Horário: 9h às 16h

Distribuição de Mudas

Local: Parque do Cocó, Seuma, Shopping Rio Mar, Shopping Benfica, Catedral e Igreja Nossa Senhora de Fátima



- 07/06 (terça-feira)

Educação Ambiental na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Curió

Horário: 9h

Local: Arie Curió

Estrada do Curió, 100 - Messejana



- 08/06 (quarta-feira)

Limpeza do mar, por meio de mergulho; visita ao Mirante da Ponte dos Ingleses; e palestra sobre o boto-cinza (Hotel Sonata)

Horário: 9h

Local: Aterrinho da Praia de Iracema



- 09/06 (sexta-feira)

Apresentação dos resultados de dois anos do Plano de Arborização e do Sistema de Informações Ambientais de Fortaleza

Horário: 15 horas

Local: Paço Municipal

Rua São José, 01 - Centro

Fonte: Ascom da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário