Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Prefeitura de Fortaleza entrega nova Praça Portugal

A nova Praça Portugal será entregue à Cidade, nesta sexta-feira (02/09), às 17 horas, totalmente reformada. A população de Fortaleza ganhará um novo equipamento público mais acessível e arborizado. As obras, iniciadas em abril desse ano, aconteceram por meio do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O projeto é resultado de uma política pública de mobilidade implantada desde 2013, na Cidade. Por meio dele, a praça central teve o seu raio reduzido em quatro metros, para se criar mais uma faixa de trânsito destinada ao melhor deslocamento do transporte público; a ciclofaixa na Avenida Dom Luís agora é contínua e contorna a Praça; foram implantados semáforos e passagens de pedestres elevadas, possibilitando o fácil acesso à área central; e os quatro espaços laterais foram requalificados, ampliados e integrados.

“A nova Praça Portugal agora é um lugar acessível que poderá ser utilizado por todos para lazer, encontros, esporte, contemplação. Um espaço público dentro de um projeto de mobilidade urbana. Isto é inovador. Isto é pensar nas pessoas. Isto é viver Fortaleza”, destaca Águeda Muniz, secretária da Seuma.

Estruturalmente, a Praça aumentou o seu tamanho em 37,76%, passando de 7.545,49 m² para 10.394,12 m², oferecendo a Fortaleza cinco novos espaços de convivência, com novos mobiliários urbanos, paraciclos, parquinho infantil, academia ao ar livre, mesas de jogos, Estação do Bicicletar, BikeFix (equipamento para pequenos reparos em bicicletas), projeto luminotécnico com lâmpadas de LED, além de um novo paisagismo.

A Praça ganhou também 90 novas árvores, além das 109 já existentes no local, entre as espécies estão Pau Brasil, Sibipiruna e Ipê, totalizando, assim, um acréscimo de 82%.

Homenagem

O empresário Ivens Dias Branco, descendente de portugueses, será homenageado na nova Praça Portugal com uma estátua, representando a importância da comunidade portuguesa para o desenvolvimento de Fortaleza.

Saiba Mais

O objetivo do Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é mais que  entregar locais de lazer, diversão e fruição da natureza à população, mas, sobretudo, estimular a cidade a pertencer à própria cidade, estimular seus moradores a cuidar e manter aquilo que é seu e pode proporcionar a eles novas formas de convivência, hábitos de vida mais saudáveis, outras maneiras de ocupar o espaço urbano. Dessa forma, o próprio programa, em si, é um incentivo à cidadania. Já participam da iniciativa 163 espaços, destes 86 já estão adotados e 77 estão em processo final de adoção.


Fonte: Ascom da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário