Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Fortaleza - Fortaleza terá evento internacional de gastronomia orgânica em setembro

De 25 a 28 de setembro, Fortaleza vai sediar o Ceará Organic Food Festival, primeiro festival internacional totalmente dedicado à alimentação orgânica realizado no Brasil. O evento quer contribuir para a um mundo mais saudável e sustentável, trazendo à tona discussões sobre a utilização de alimentos orgânicos e toda a sua cadeia de produção e comercialização.

Para isso, o Ceará Organic Food Festival terá uma programação abrangente -  científica, prática e cultural - com grandes nomes do Brasil e de outros países como Suécia, Bolívia, França e Uruguai. Será uma jornada de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e aulas show com pesquisadores e chefs de cozinha consagrados que trabalham com a valorização da agricultura familiar e o uso consciente dos alimentos orgânicos.

“O festival se propõe a contribuir para novos estilos de vida, incentivando a agricultura familiar agroecológica, fomentando a criação de novos espaços de comercialização de alimentos orgânicos, resgatando os valores ligados aos hábitos da alimentação e apresentando novas concepções de vida integradas à Terra”, explica o educador Adalberto Alencar, diretor da Fundação Cepema (Centro de Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente), organizadora do evento. “Um palco onde sociedade civil, governos, ONGs, acadêmicos, especialistas, produtores, gestores, chefs e empresários possam discutir das questões relacionadas à cadeia produtiva dos alimentos orgânicos”, complementa.

Seguindo esses objetivos, a programação do Ceará Organic Food Festival vai trabalhar seis grandes temas relacionados à alimentação: Saúde, Alimentos, Sustentabilidade, Tradição alimentar, Políticas públicas, Cultura, tecnologia e negócios. E além da programação científica, o Festival terá ainda feira agroecológica e de artesanato, apresentações artísticas e musicais e festival gastronômico no Mercado dos Pinhões.

Podem participar do evento quaisquer pessoas interessadas, inclusive para apresentar trabalhos científicos, mediante inscrições com preços variados. Todas as informações gerais do evento podem ser obtidas no endereço www.cearaorganicfoodfestival.com.

O Ceara Organic Food Festival terá também uma programação fora de Fortaleza, no Maciço de Baturité, nos dias 20 a 23.

SERVIÇO:

Ceara Organic Food Festival – 25 a 28 de setembro

Local: Fábrica de Negócios

Informações e inscrições: www.cearaorganicfoodfestival.com.


Realização: Fundação Cepema; Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC); Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa); Cooperbio; Novo Conceito.

Apoio: Rede EcoCeará; Associação Alternativa Terrazul; Cáritas Ceará; Banco Palmas; Instituto Iracema; Famer; NAJA; Atitude popular - Café com Democracia; Rede Terra do Futuro; Instituto Federal de Educação (IFCE); Prefeitura de Fortaleza; Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará

Parceria: Portal do Organico; Sebrae; Sindialimentos; Escola de Gastronomia Social Ives Dias Branco; Mallory; U&We;

Alguns dos nomes já confirmados na programação do Festival:

Bel Coelho - Premiada chef do restaurante Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (canal TLC Discovery).

Peter Weinfrelt -  Economista, geógrafo e consultor de negócios sustentáveis na empresa U&We Suécia.

Leonel Cerruto -  Índio Quechua (nativo dos Andes) da Bolívia e fundador do Centro de Cultura Originárias Kawsay-Bolívia, Rede Internacional Terra do Futuro.

Rosa Lia Barbieri -  Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS, pesquisadora na EMBRAPA.

Laércio Meireles – Consultor em agricultura ecológica, engenheiro agrônomo, especialista em agroecologia e DRS pela Universidade Internacional de Andalucia, integrante do Centro Ecológico e membro da rede internacional Terra do Futuro.

Adriana Camurça - Doutora em Alimentos e Nutrição pela FEA-UNICAMP, docente no Curso de Gastronomia da UFC. Integra o projeto Biodiversity for Food and Nutrition.

Sonia Felipe - Possui pós-doutorado em Bioética Ética Animal pela Universidade de Lisboa, docente da UFSC. Pesquisadora e palestrante em Ética animal, Direitos animais, Ética ambiental e Veganismo.

Leticia Baird - Promotora de Justiça no Ministério Público Bahia. Coordenadora do projeto Escola Sustentável, programa suplementar de alimentação escolar, com vistas à progressiva adoção de alimentação preventiva de doenças à base de vegetais.

Maxime Michaud - Pós-doutor no programa IMAGITOUR (UMR 7324 CITERES, Universidade François Rabelais de Tours), Coordenador do Observatório Internacional de Refeições e Práticas Culinárias, pesquisador do Institut Paul Bocuse.

Malin Söderstrõm - Premiada chef sueca, proprietária de restaurante, escritora, primeira mulher a se tornar membro da Svenska Kocklandslaget.

Julia Senninger - Consultora de Sustentabilidade e sócia da U&We -Suécia. Presta consultoria para a Hållbara Restauranger, rede de Restaurantes Sustentáveis.

Leo Gonçalves - premiado chef o restaurante O Mar Menino, um dos idealizadores do Movimento DOC (Denominação de Origem Cearense)

Kadma Marques, Vanessa Santos e Roberto Araujo -  fundadores do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA)

Rita Taraborelli – Escritora, cozinheira e ilustradora. Pratica a cozinha vegetariana criativa e valoriza os processos artesanais e ingredientes de origem agroecológica.


Nilza Mendonça – autora do livro “Em busca dos sabores perdidos”, pesquisadora com foco resgate e a valorização de insumos nativos nordestinos.


Fonte: Kerla Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário