Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

São Paulo - Sodimac e Prolata instalam pontos de coleta de latas de tinta vazias na Baixada Santista

Coletores já estão disponíveis em cinco lojas das bandeiras Sodimac Dicico e Dicico e têm como objetivo garantir a reciclagem das latas
Sodimac, varejista líder no setor de materiais para construção, reforma e decoração na América Latina, deu início à instalação de pontos de entrega voluntária (PEVs) da Prolata. Até o momento, foram instalados coletores nas lojas Sodimac Dicico em São Vicente, Guarujá Balsa e Itanhaém, além das unidades Dicico em Santos e Guarujá Enseada, totalizando cinco pontos. Brevemente, a empresa irá expandir o projeto para outras lojas da Baixada Santista.
Os PEVs fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas de cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, garantindo que as embalagens de tinta vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio ambiente, e gerando valor para toda a cadeia de reciclagem, especialmente para os catadores.
“Essa iniciativa fornecerá aos nossos clientes uma alternativa correta e segura para o descarte de embalagens de aço após o uso dos produtos. Além disso,     será uma forma de atuação junto à comunidade, uma vez que as latas arrecadadas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) presentes nas lojas serão doadas para as cooperativas de reciclagem inscritas no programa”, destaca Fernando Uchoa, Diretor de Riscos e Governança da Sodimac Brasil. Antes do descarte da lata de tinta, a recomendação é usar toda a tinta da lata, não lavar a embalagem e deixar secar os resíduos por, pelo menos, 24 horas.
A instalação dos postos da Prolata na Baixada Santista faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).
“Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica Thaís Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata. Ela destaca que o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora. Thaís lembra ainda que o aço é um material 100% e infinitamente reciclável. 
Endereços das lojas que já receberam coletores:
Sodimac Dicico São Vicente: Av. Prefeito José Monteiro, 1045, Jardim Independência
Sodimac Dicico Itanhaém: Rua João Pedro Orsi, 117/120, Cidade Anchieta
Sodimac Dicico Guarujá Balsa: Av. Adhemar de Barros, 1531, Jardim Helena Maria
Dicico Guarujá Enseada: Av. Dom Pedro I, 2520, Jardim Belmar
Dicico Santos: Rua Alexandre Martins, 80 – 301, Aparecida

Sobre a Sodimac
A Sodimac opera mais de 250 lojas em sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Ingressou no Brasil em 2013, quando ocorreu a fusão com a Dicico. Hoje, conta com 53 lojas no país com as bandeiras Sodimac Homecenter|Constructor, Sodimac Dicico e Dicico. Na Baixada Santista são 12 lojas e o que já era bom está ficando ainda melhor. As lojas Dicico estão se transformando em Sodimac Dicico e as remodelações na região estão a todo o vapor. As unidades de Praia Grande, São Vicente, Caraguatatuba, Peruíbe, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Guarujá (Vicente de Carvalho e Balsa) já operam no novo formato. Até 2020, as demais lojas em Santos, Bertioga e Guarujá Enseada passarão pela transformação. O novo formato Sodimac Dicico, além de preservar as características da Dicico já conhecidas, une os diferenciais da Sodimac. Entre as novidades, estão novas categorias de produtos para jardinagem e pets, além de marcas exclusivas, como a tinta Kolor, que vende todas as cores no mesmo preço que a branca. Os clientes também podem contratar serviços de instalação e pintura e alugar máquinas e ferramentas.
Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Fonte: Press à Porter

Nenhum comentário:

Postar um comentário