Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de junho de 2015

“PARANGABA SUSTENTÁVEL”

No dia em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Shopping Parangaba destaca ações de sustentabilidade que foram investidas no equipamento

O primeiro shopping sustentável do Ceará: esta é uma das grandes marcas do Shopping Parangaba, que já nasceu com as melhores práticas ambientais em sua construção e operação.  Empregando os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade, o Shopping Parangaba garantiu impacto ambiental mínimo na região e ainda se transformou em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade. 

Em parceria com a empresa ASAS, agência especializada em soluções ambientais e sociais, o Shopping Parangaba atua com a campanha institucional intitulada de “Parangaba Sustentável”. O projeto disponibiliza no estabelecimento pontos para a realização de coleta seletiva e o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes queimadas. Além de treinar lojistas e colaboradores para acondicionar corretamente os resíduos no interior das lojas, a iniciativa conscientiza os clientes por meio de dicas sustentáveis nos sanitários do mall, mídias sociais e no site (http://shoppingparangaba.com.br/). 

Para facilitar a coleta seletiva dentro do empreendimento, o Shopping possui uma Central de Gerenciamento de Resíduos. Desta forma, todo o lixo reciclável é separado e distribuído a empresas especializadas para reutilização, enquanto que o lixo orgânico já compactado tem seu destino rumo ao aterro sanitário. Os sacos de lixo orgânico e material reciclável são identificados por cores distintas. Em todo o mall, estão à disposição dos clientes, lixeiras duplas de coleta seletiva sinalizadas em lixo comum e reciclável. 

Shopping Parangaba  também atua como Centro Receptor de Resíduos Poluentes, com pontos exclusivos de coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha, para que esses materiais sejam encaminhados posteriormente ao local de descarte adequado. Quando descartadas incorretamente, pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo ao Meio Ambiente por conterem em sua composição cádmio, chumbo e mercúrio. Esses metais pesados são extremamente perigosos à saúde humana, podendo causar câncer e mutações genéticas. Já o óleo de cozinha, se descartado no ralo da pia, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e o solo, prejudicando espécies da fauna. 

Lâmpadas fluorescentes queimadas também são coletadas pelo empreendimento. Elas necessitam de um descarte apropriado por apresentarem um resíduo altamente poluente. Uma vez rompidas, as lâmpadas liberam vapor de mercúrio, que será aspirado por quem as manuseia, prejudicando a saúde. 

Outras ações sustentáveis realizadas no Shopping:

O Shopping Parangaba conta com três grandes clarabóias nos principais pontos do shopping, permitindo amplo uso de luz natural, com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Controladas por um sistema computadorizado, grande parte das lâmpadas são acesas somente depois das 17 horas. O empreendimento também adota o recurso de captação da água da chuva para reutilização em lavagem das áreas de serviço, rega do jardim e uso nos sanitários.
Nos banheiros, o Shopping Parangaba faz uso de secadores de mão elétrico, como forma de reduzir o desperdício de toalhas de papel e também utiliza papel biodegradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário