Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Praças e parques de Fortaleza ganharão novas lixeiras de coleta seletiva

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), adquiriu cerca de 400 lixeiras de coleta seletiva. Os novos equipamentos serão instalados, neste mês, em parques e praças da Cidade.

Separadas pelas cores cinza (reciclável) e marrom (não-reciclável), as lixeiras são mais uma iniciativa do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Os espaços públicos em que serão instaladas as lixeiras são áreas adotadas ou parques com zeladoria, a exemplo do Parque das Iguanas, Parque do Cocó, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco, Lago Jacarey, Praça Martins Dourado e Praça Leonan Onofre. Após a reforma, o Pólo de Lazer da Sargento Hermínio também será beneficiado.

Um dos pontos do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos é o Programa Reciclando Atitudes, cujo objetivo é promover processos de reciclagem com a inclusão dos catadores, incentivar a coleta adequada de resíduos e garantir a manutenção da qualidade ambiental e processos sustentáveis de reciclagem, observando os aspectos ambiental, social, econômico e energético, com a inclusão dos catadores de Fortaleza. Com isso, a iniciativa colabora para a efetivação de uma Cidade sustentável. O programa atua fundamentado em quatro eixos: sensibilização, articulação, formação e estruturação.

Nos três Centros de Triagem (Bonsucesso, Jangurussu e Vila União), os catadores separam cada tipo de resíduo reciclável, aos quais é dada a destinação adequada. Já os resíduos úmidos (cascas de frutas, restos de comida) são encaminhados diretamente ao Aterro Sanitário, em Caucaia. Por conta desse trabalho de beneficiamento prévio que os profissionais da reciclagem fazem, não é necessário dividir os vários tipos de lixo seco.

“Queremos, primeiro, implantar na cultura da Cidade a separação do lixo para, depois, aprofundarmos o trabalho, com a divisão por cada tipo de material”, explica Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário