Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Terminais de ônibus ganham Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), implantou novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos terminais de ônibus da Parangaba, Antônio Bezerra e Siqueira para a coleta de resíduos recicláveis. Os recipientes, que possuem capacidade para 300 quilos, fazem parte do Programa Reciclando Atitudes, um dos pontos do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio, em março deste ano.

Os PEVs complementam o tratamento de resíduos realizado pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Rede de Catadores, pois todo o material recolhido é doado às famílias que vivem do beneficiamento do lixo reciclável, organizadas em 14 associações. Os locais de beneficiamento são os três Centros de Triagem da Prefeitura, localizados nos bairros Bonsucesso, Vila União e Jangurussu.

Os primeiros PEVs foram instalados no Terminal do Papicu e na Seuma. Os equipamentos, que já registraram mais de 2.000 quilos de resíduos coletados, são estratégicos tanto pelo volume de pessoas que são sensibilizadas quanto pela facilidade de destinar o lixo reciclável. Além dos PEVS, a Prefeitura adquiriu cerca de 400 lixeiras de coleta seletiva para serem implantadas em parques e praças da Cidade.

A aquisição de novos equipamentos é complementada com o importante trabalho de educação ambiental realizado com diferentes segmentos da sociedade, como professores municipais, estudantes, catadores de materiais recicláveis, usuários de transporte coletivo, motoristas de ônibus, cobradores e permissionários dos terminais.

“Queremos que as pessoas entendam que a lixeira é o local correto para receber o nosso lixo. Além disso, todo esse resíduo reciclável gera renda para o catador. Essas são formas de sermos gentis com a cidade e solidários com os catadores”, explica Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma.

Programa Reciclando Atitudes


Promovido pela Seuma, o Programa tem o objetivo de promover processos de reciclagem com a inclusão dos catadores, incentivar a coleta adequada de resíduos e garantir a manutenção da qualidade ambiental e processos sustentáveis de reciclagem, observando os aspectos ambiental, social, econômico e energético. Com isso, a iniciativa colabora para a efetivação de uma Cidade sustentável.


Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis

- Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): Av. Deputado Paulino Rocha, 1343 - Cajazeiras
- Terminal do Papicu: Rua Pereira de Miranda, 187
- Terminal do Siqueira: Avenida General Osório de Paiva, 2.955
- Terminal da Parangaba: Avenida Dr. Silas Munguba, 130
- Terminal do Antônio Bezerra: Avenida Cel. Carvalho, 3.780

Nenhum comentário:

Postar um comentário