Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Nova Instrução Normativa-Iphan é tema de palestra para técnicos do licenciamento

A nova Instrução Normativa Nº 001 de 2015 do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi tema de uma palestra na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), ocorrida nesta quinta-feira (06), no auditório Régia Nântua da instituição. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer a nova superintendente daquele órgão, a arquiteta Diva Maria Freire Figueiredo. 

A palestra foi conduzida pelo coordenador de licenciamento da presidência do Iphan, Roberto Stanchi, que de acordo com Diva, foi um dos articuladores responsáveis junto à área central do Iphan, no que diz respeito à definição dos procedimentos de licenciamento dos órgãos competentes. Stanchi fez um resumo do documento normativo: “Com essa nova normativa separamos por tipologias, categorizando os empreendimentos, para que se faça requisições distintas”, disse.

Durante suas explanações, Roberto falou sobre o Decreto de Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que organiza a proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, determinação referente ao reconhecimento por atribuição de valor, dentre outras leis e desafios do Iphan em relação aos órgão estaduais licenciadores. Segundo ele, 90% das funções do Iphan são relativas ao licenciamento dos órgãos ambientais dos estados e municípios, sendo que 10% são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O momento contou com a participação de técnicos da Semace, Secretaria do Meio Ambiente, Iphan, Ibama, além de representantes de secretarias municipais de meio ambiente. O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos, ressaltando a importância de esclarecimentos sobre a Instrução Normativa em questão.

Após a apresentação, os participantes tiveram um momento para discutir e tirar dúvidas sobre o documento normativo, bem como alguns procedimentos do Iphan ligados ao licenciamento ambiental.

Instrução Normativa Nº 001/2015-Iphan
Estabelece procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe.

Coema
Num segundo momento, a Instrução Normativa Nº 001/2015-Iphan também foi apresentada e discutida entre os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), na Semace. A reunião ocorreu no período da tarde, ocasião em que os conselheiros também conheceram a nova superintendente do Iphan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário