Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Novidades sustentáveis na 10ª edição do Festival da Lagosta

foto: divulgação
O Salão Gastronômico terá a participação de mais de 20 estandes com diversidades de pratos exclusivos de lagosta


Chega à 10ª edição um dos festivais mais saborosos do litoral cearense. De 27 a 30 de agosto, nas praias de Icapuí, no litoral leste do estado, acontece o tradicional Festival da Lagosta, que já conquistou os paladares de visitantes do Ceará e do vizinho Rio Grande do Norte. O Festival tem como tema “Icapuí de Todos os Sentidos”, oferecendo ao turista o visual colorido de suas falésias, cheiros e sabores de sua culinária, a boa música popular brasileira, mostra de artesanato e o contato acolhedor da comunidade.

O primeiro dia, quinta-feira, 27, é dedicado à palestra “Pesca legal e Certificação de qualidade da lagosta”, a partir das 9h, na Praia da Redonda, dirigida aos associados do GDTur (Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí), com o objetivo de conscientizar mais sobre a importância de se ofertar a lagosta certificada em seus estabelecimentos de trabalho.

Nos dias 28 (sexta) e 29 (sábado), a programação acontece na Praia de Barreiras, onde estará o Salão Gastronômico, que abre para o público a partir das 19 horas, com estandes de restaurantes e pousadas de Icapuí, comercializando lagostas certificadas. O ticket para degustação de um prato terá o valor de 15 reais.

SHOWS e REGATA – Uma estrutura de palco será montada na areia da praia para grandes shows na Praia da Barreira. No dia 28, a partir das 22 horas, sobem nessa sequência no palco Chico Pessoa, Elba Ramalho e Cacimba de Aluá.  No sábado (dia 29), com início às 22 horas, chega a vez do show de Mimi Rocha e Banda, e do vocalista Toni Garrido.

Na manhã do domingo, dia 30, a partir das 9 horas, o festival acontece nas areias da Praia da Redonda com a tradicional Regata dos Pescadores e shows de banda local e da dupla Ítalo e Renno encerrando o Festival.

No período do evento, será coloca um tablado no Salão para receber, a partir das 19 horas, atrações culturais com shows de artistas da Região.

Os pontos turísticos, pousadas e restaurantes de Icapuí também vão incrementar seus serviços durante o dia com os itens relacionados ao festival, ou seja, a lagosta, artesanatos e serviços da Região. O litoral de Icapuí tem 15 praias que inspiram à admiração, de natureza generosa, possui dunas, falésias, grutas e manguezais.

SUSTENTABILIDADE - Nesta edição, o festival vem com uma proposta de sustentabilidade. Serão comercializadas durante o evento apenas lagostas certificadas. O processo de certificação do crustáceo iniciou em 2011, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) assinou um acordo com o Centro Desenvolvimento e Pesca Sustentável (CeDePesca). O objetivo é atingir uma certificação internacional MSC para a pescaria de lagosta no Brasil, sendo iniciada no Estado do Ceará por representar o maior produtor.

No acordo foi elaborado um Plano de Melhoria da Pescaria (PROME) que tem como um dos componentes a implantação de um programa de rastreabilidade, denominado Programa Verificação Pesca com Covos. Por consequência do projeto, foi constituída a Associação Pesca Sustentável em Icapuí formada pelos pescadores que utilizam covos como artes de pesca e organizados Pontos de Controle em Redonda (Icapuí).

O Programa foi iniciado no dia 01 de junho de 2015 com 60 embarcações cadastradas de Icapuí e 15 de Fortim estimando-se a entrada no mercado de uma produção de 70 a 100 toneladas de lagostas certificadas de junho a novembro deste ano.

OFICINAS - Por meio do SEBRAE-CE, antigos e novos associados da GDTur participam de uma programação de treinamentos, cursos e seminários nas áreas de Culinária, Gerência de Pequeno Negócio, Camareira e Associativismo, uma maneira encontrada pelos gestores de reforçar ainda mais o atendimento por excelência ao público do evento.

Desde julho que acontece treinamentos com foco em novas técnicas e procedimentos na composição de novas receitas com a lagosta, novidades a ser ofertada para degustação no Salão de Gastronomia, atração maior do evento. No mês de setembro, o curso Gerência do Pequeno Negócio e o seminário sobre Associativismo, voltado para melhoria dos padrões de gestão dos negócios do turismo, encerra a programação de capacitações.

O 10º Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur.  Tem o patrocínio do SEBRAE-CE e Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil e Banco do Nordeste do Brasil - BNB. Conta também com o apoio Cultural da COELCE e Secretaria de Cultura do Estado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Produção da J A Lima Produções.

LOCALIZAÇÃO

Icapuí, situada no extremo leste do Ceará, é conhecida como a terra da lagosta, sendo a região de maior produção do crustáceo no Estado. Por sua situação geográfica, diz-se que Icapuí é o lugar onde o sol nasce mais cedo no Ceará.

SERVIÇO: X FESTIVAL DA LAGOSTA - De 27 a 30 de agosto em Icapuí (CE) – Acesso gratuito.Informações: (85) 3252 5401 / (85) 9. 8641 4401 / (85) 9. 96353880

Nenhum comentário:

Postar um comentário