Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2016

77 animais silvestres são devolvidos à natureza em ação conjunta da Semace e Ibama

Uma ação conjunta entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) devolveu 77 animais silvestres à natureza nesta terça-feira (17), no município de Pacatuba, na Grande Fortaleza. Ao todo foram seis jiboias, uma iguana, um cassaco, além de 69 aves entre as espécies galos de campinas, bicudos, bigodeiros, corrupiões, sabiás laranjeiras e da mata.
 
Antes da soltura, os animais estavam sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado no bairro Messejana, em Fortaleza. “Todos são procedentes de resgastes de operações de fiscalização e entrega espontânea (voluntária)”, informou o fiscal ambiental da Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace, Marcelo Borges. Ainda segundo ele, a operação entre os órgãos ocorreu em decorrência do acordo de cooperação baseado na Lei Complementar nº140. “Gradativamente o Ibama está passando as competências de fauna para a Semace, que irá assumir as funções num futuro próximo”, explicou.
Os animais foram soltos em área cadastrada pelo Ibama e mantida sob sigilo para não atrair possíveis caçadores. Ao todo são nove áreas cadastradas em diversas regiões do Estado.
SAM_7542SAM_7597
 
Saiba mais
 
A Semace possui o Disque Natureza para casos de denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, através do contato 0800.2752233 (ligação grátis). A autoria da denúncia é preservada. O contato também pode ser feito pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br. O proprietário do animal pode devolvê-lo voluntariamente ao Cetas, sem ser responsabilizado. Para isso é necessário obter orientações sobre o transporte do animal no telefone (85) 3474.0001. 

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário