Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Semace e Ibama promoverão nova ação de soltura de animais à natureza

Nesta quarta-feira (1), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em ação conjunta com o Ibama irá realizar mais uma solutra de animais silvestres que se encontram sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Messejana. A soltura ocorrerá pela manhã, na zona rural de Quixadá, no Sertão Central, área privada cadastrada pelo Ibama. Na ocasião serão devolvidos à natureza jiboias, tamanduá, passeriformes, periquitos da caatinga e rapinantes. Segundo o Ibama, somente no dia da ação é que se saberá a quantidade de cada espécie.

Os animais foram resgatados em operações de fiscalização e pela entrega voluntária. “Vale ressaltar que o cidadão não é multado na entrega voluntária”, ressalta o fiscal ambiental da Semace, Roberto Cavalcante. Trezentos e cinquenta e nove animais silvestres foram devolvidos à natureza pela Superintendência, nos primeiros cinco meses deste ano. O primeiro balanço parcial de 2016, apresentado nesse mês, pelo setor de Defesa de Fauna da autarquia, contabiliza as solturas de seis operações realizadas em parceria com o Ibama, a mais recente delas feita no dia 17 de maio passado. O resultado corresponde à média de 86 animais silvestres soltos por mês, ou 2,6 solturas a cada dia.

Segundo os órgãos ambientais, a localização das áreas cadastradas como a de Quixadá são mantidas sob sigilo para não atrair possíveis caçadores. Ao todo são nove áreas cadastradas em diversas regiões do Estado. “Qualquer cidadão que tiver uma propriedade rural poderá submeter a sua área para análise do órgão competente para saber se é apropriada para soltura. Qualquer região pode ser contemplada pois recebemos animais de todo tipo de espécie”, informou Roberto.

Saiba mais

A jiboia é uma serpente considerada inofensiva ao ser humano por não ter veneno e possuir temperamento tranquilo. A orientação para o cidadão que avistar uma jiboia é de não tocar no animal e, caso haja necessidade de resgate, entrar em contato com o órgão ambiental.

A Semace possui o Disque Natureza para casos de denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, através do contato 0800.2752233 (ligação grátis). A autoria da denúncia é preservada. O contato também pode ser feito pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br. O proprietário do animal pode devolvê-lo voluntariamente ao Cetas, sem ser responsabilizado. Para isso é necessário obter orientações sobre o transporte do animal no telefone (85) 3474.0001.

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário