Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Semace intensificará blitze de combate à fumaça negra em Fortaleza


O programa da autarquia que há mais de vinte anos apresenta resultados satisfatórios terá nova etapa na capital cearense

“As blitze de combate à fumaça negra promovidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) já se tornaram uma cultura em nosso Estado”, observou o técnico do Programa de Combate à Fumaça Negra da Semace, Francisco Oliveira, analisando os bons resultados da iniciativa que há mais de vinte anos visa reduzir a poluição atmosférica de veículos movidos a diesel. Na ocasião, a Semace intensificará a ação com nova etapa atingindo a capital cearense que se destaca com mais de sete mil veículos vistoriados pela autarquia entre 2015 e 2016. Desse resultado, 55 blitze foram realizadas e 173 veículos foram multados com altos índices de fumaça preta. As blitze estão programadas para o início da próxima semana, ocorrendo em três dias consecutivos, em avenidas consideras estratégicas por terem grande fluxo de veículos.

O programa opera desde 1990 conscientizando motoristas que transitam com motores desregulados poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana. “Quando começamos, era assustadora a quantidade de veículos fora dos padrões”, disse Oliveira. Conforme ele, no início do Programa, 34% dos veículos vistoriados não apresentavam resultado satisfatório. “A partir de dez anos pra cá, com a continuação do Programa, alcançamos o percentual de cinco por cento. Esse valor vem se mantendo até os dias atuais”, informou o agente da Semace.

Os valores das multas aplicadas variam de R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60, podendo ser reduzidas em 50%. O infrator que apresentar o carro irregular à Semace, no prazo de 15 dias a contar do dia de sua autuação, poderá receber o benefício caso seja constatada a conformidade do veículo na nova vistoria.

Em Fortaleza, as ações contam com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Caráter educativo

As blitze promovidas pela Semace também têm caráter educativo. A equipe de agentes da autarquia realiza o trabalho de conscientização com os motoristas abordados. Os técnicos orientam e alertam sobre os cuidados com o meio ambiente e oferecem dicas de manutenção adequada para os veículos.

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário