Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Complexo fotovoltaico em Quixeré é discutido em audiência pública presidida pela Semace

Oitocentos mil painéis fotovoltaicos com planta de capacidade de 210MW farão parte do projeto de implantação do Complexo Fotovoltaico Apodi, no município de Quixeré, na região do Baixo Jaguaribe. O empreendimento foi tema de discussão da audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na sexta-feira (29), reunindo autoridades, líderes comunitários das regiões próximas, e população local. “Estamos aqui para discutir as dúvidas, anseios e críticas em relação ao empreendimento”, destacou o coordenador do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam) da Semace, Wilker Sales, ao dar início ao evento.

Durante a audiência representantes da empresa responsável pelo projeto, Kroma Comercializadora de Energia, e da consultoria ambiental contratada fizeram explanações sobre a metodologia e objetivos do empreendimento. De acordo com a Kroma, o complexo deverá se instalar entre as comunidades Bonsucesso e Boa Esperança, na região da Chapada do Apodi, com a possibilidade de gerar 400 empregos diretos. “É um motivo de orgulho receber em nosso município um dos maiores parques de energia solar do Brasil”, disse o prefeito de Quixeré, Francisco Raimundo Bessa. “É interessante que esses empregos contemplem as comunidades, inclusive, o perecer da Semace recomenda a contratação de pessoas da comunidade”, observou Wilker. 

Avaliado em R$ 800 milhões, o projeto possuirá grande estrutura metálica, com sete usinas fotovoltaicas, com total de 825.300 módulos fotovoltaicos de 320,0Wp de potência, a serem implantados em área de 825 hectares. De acordo com a Kroma, a energia elétrica produzida será escoada através de uma linha de transmissão aérea, em 230 Kv, com 215 metros de extensão, a partir da Subestação Elevadora Apodi até a conexão com a Subestação de Quixeré, tendo possibilidade de gerar 544 GWh por ano. A instalação está prevista para agosto de 2017.

A audiência ocorreu no Centro Vocacional Tecnológico de Quixeré e foi validada por Wilker Sales, que presidiu o evento. Antes do momento, a equipe multidisciplinar da Semace, composta por técnicos do licenciamento e florestal, foi até o local onde o empreendimento será implantado para averiguar a área, vegetação, fauna, aspectos sociais, entre outros analisados nos estudos ambientais. 

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário