Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Implantação do CAR no Ceará é destaque em Brasília

Técnicas da Semace participam III Encontro de Implantação do CAR, que acontece de 8 a 11 desse mês na sede da ESAF, no Distrito Federal

Em Brasília, o trabalho do estado do Ceará para a implementação do Cadastro Ambiental Rural é destaque no III Encontro de Implantação do CAR. O evento acontece de 8 a 11 desse mês na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), com objetivo de avaliar procedimentos adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).  Na ocasião, o Estado é representado pelas técnicas da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Tereza Farias, Jaine Cubas e Marcela Ebrius.

Além das atividades promovidas pela Semace no Ceará, a aprovação do projeto de implementação do CAR junto ao BNDES também foi assunto destacado durante o evento. A técnica da autarquia, Tereza Farias, falou sobre o trabalho de três anos para a execução do projeto e da integração do Governo do Estado do Ceará com MMA e SFB em prol da implantação do CAR no Estado. A programação oportunizou o lançamento de uma campanha de comunicação para a divulgação do sistema em todo o país. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, pois os estados poderão utilizá-la e vincular suas logomarcas. A qualidade dos meios disponibilizados é bastante atrativa e educativa do ponto de vista socioambiental”, informou Tereza.

A agenda do encontro abrange: os estágios de implementação do CAR; a necessidade dos estados elaborarem normas jurídicas para assegurar melhor efetividade das atividades; aspectos ligados à tecnologia de informação, infraestrutura de logística e pessoal dos órgãos ambientais para agilizar os procedimentos técnicos e gerenciais. Além disso, o evento tratou da pesquisa sobre a base de dados geoespaciais obtidas a partir da aplicação de questionário junto aos estados, para auxiliar na análise do CAR.

Participam também representantes do MMA, SFB, GIZ, ONG SOS Mata Atlântica, Universidade Federal de Lavras.

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário