Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Semarh desenvolve sistema integrado de dados relacionados a Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) desenvolveu um sistema para facilitar a troca de dados sobre as ações na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, desenvolvidas por órgãos estaduais e federais, no âmbito do Rio Grande do Norte. O Sistema Integrado de Georreferenciamento Hídrico e Meio Ambiente do RN – (SIGHMA/RN) entrou em funcionamento no final de julho, quando foi apresentado aos 15 órgãos parceiros, numa reunião realizada na Semarh.

Os dados reunidos no sistema são relacionadas à infraestrutura hídrica, tais como localização de poços, adutoras, barragens subterrâneas, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e esgoto. Aspectos relacionados aos instrumentos de gestão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos também são disponibilizados no SIGHMA, entre eles: outorgas, licenças ambientais, unidades de conservação, áreas recentes de mata atlântica, restinga e manguezal, além de mapas temáticos de hidrologia e geologia.

De acordo com o Secretário Adjunto e coordenador do trabalho, General Araújo Lima, o SIGHMA vai facilitar a tomada de decisões relacionadas à gestão de Recursos Hídricos. “A integração e disponibilidade dos dados vai nivelar o conhecimento de todos os órgãos sobre as ações desenvolvidas pelos parceiros e vai encurtar tempo de planejamento para tomada de decisão dos gestores, principalmente no enfrentamento aos efeitos da seca”, disse Araújo Lima.

“A ferramenta também tem caráter sustentável, uma vez que evita ações duplicadas, em uma mesma localidade, e com isso não ocorre desperdício de recursos e esforços” Destaca o Secretário Mairton França. Ele disse ainda que o compartilhamento desse rol de ações aumenta a eficiência da Semarh no cumprimento de sua missão que é “Formular, promover e supervisionar a implementação de políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de forma integrada, descentralizada, e participativa, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte”.

O SIGHMA foi desenvolvido na plataforma do software ArcSever e, atualmente, já conta a parceria de 15 órgãos (entre estaduais e federais), são eles: Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do RN (EMATER), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (SAPE), Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN (SEARA) e Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN (SETHAS).

“É importante esclarecer que, no presente momento, o SIGHMA está disponível apenas no servidor local da Semarh, por isso, estamos disponibilizando uma máquina (computador) exclusivamente para consultas, pelos público externo. Também estamos providenciando os Acordos de Cooperação Técnica, junto a cada instituição parceira para definir a frequência de atualização e a formatação de como e por quem esses dados serão enviados”, frisa o secretário adjunto.

Na próxima segunda-feira (15), acontecerá uma reunião na Semarh, com chefes departamentos de algumas universidades para a apresentação do SIGHMA. As instituições de ensino também estão sendo convidadas a se integrarem à plataforma. O encontro acontecerá às 15h, no auditório da Semarh.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário