Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Semace emite licença prévia para complexo eólico capaz de gerar quase 1 GW

Foto ilustrativa da web
Trata-se do maior projeto já licenciado pela Superintendência com a finalidade de produzir energia renovável

O Complexo Eólico Ibiapaba Sul recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a licença prévia (LP), documento que atesta a viabilidade locacional do empreendimento. Emitida nesta quarta-feira (10), a LP foi concedida para que a empresa possa participar do leilão de energia do Governo Federal. O complexo terá capacidade para gerar 972,4 megawatts (MW). Ao todo, serão 29 centrais geradoras de energia, com 442 aerogeradores. O projeto é o maior já licenciado pela Semace para produção de energia renovável.

De interesse da Omega Desenvolvimento de Energia 1 S.A., o complexo ocupará 2.400 hectares distribuídos em 72 propriedades rurais na Serra da Ibiapaba, localizadas nos municípios de Ararendá, Ipaporanga, Ipueiras e Poranga. Cada aerogerador terá potência instalada de 2,2 MW em uma altura de 110 metros.

Para se ter uma noção, o Brasil possui hoje 9,96 GW de energia gerada através dos ventos instalados e 8,4 GW em construção, segundo o portal da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Concretizando-se a operação do Complexo Eólico Ibiapaba Sul, ele será responsável por uma produção superior a 10% do que o país gera atualmente de energia eólica.

O diretor de Licenciamento Ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, informou que o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) apresentado nessa fase deverá ser complementado com a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) quando da solicitação de licença de instalação pelo empreendedor. Mendes disse que projetos de grande porte como esse necessitam entregar o EIA/Rima já na LP. Mas, em atividades de geração de energia que precisam concorrer no leilão a obrigatoriedade passa a ser apenas na licença de instalação.

Por Fhilipe Auguto da Ascom da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário