Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Coema aprova emissão de licenças para aterro sanitário e complexo eólico no CE

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu nesta quinta-feira (23), na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em virtude da realização da 233ª Reunião Ordinária do colegiado. Na ocasião, os conselheiros aprovaram os pareceres técnicos referentes ao licenciamento de um aterro sanitário consorciado e um complexo eólico. A proposta de criação de uma câmara técnica temporária também foi aceita.

Por unanimidade, o conselho foi de acordo com a emissão da licença prévia para o Aterro Sanitário Consorciado de Resíduos Sólidos Urbanos de Camocim, de interesse do Governo do Ceará, através da Secretaria das Cidades. Além do município que receberá o equipamento, estão inseridos no projeto Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole e Uruoca.

O complexo eólico de interesse da empresa Paraipaba Geração de Energia LTDA foi aprovado com 17 votos a favor e três abstenções. O empreendimento receberá da Semace a licença de instalação – que dá direito ao início das obras. O complexo será composto por três centrais geradoras eólicas, a serem implantadas na Fazenda Martins, em Paraipaba. A capacidade total instalada de produção de energia será de 70.2 megawatts (MW).

Câmara técnica

A pedido da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o conselho acatou a proposta de criação de uma câmara técnica temporária para debater sobre os aspectos ambientais que envolvem o setor de micro e minigeração de energia no Ceará. Além da propositora, outras sete instituições que possuem assento no Coema formarão o grupo. São elas: Semace, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Federação da Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), Centro Cultural para o Desenvolvimento Sustentável (Germinare) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES).

Fonte: Ascom da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário