Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Movimento Proparque inicia articulações para a Festa da Vida 2015

Entidades, colégios, movimentos, igrejas, organizações governamentais e não-governamentais são convidados pelo Movimento Proparque a participar das reuniões preparatórias da Festa da Vida 2015, a ser realizada no dia 7 de junho. Os encontros para elaborar a programação acontecem às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, no anfiteatro do Parque Rio Branco (a principal entrada pela Avenida Pontes Vieira, próximo à Avenida Visconde do Rio Branco). Realizada desde 1998, a Festa é um momento de reflexão sobre a crise ecológica que ameaça a vida na Terra e também  de celebração por parte de todos os que atuam pela preservação da vida.


“Movimentos grupos e entidades de quaisquer áreas de atuação mostram o que estão fazendo em favor da vida. Fazem isso com dança, música, pintura, faixas, cartazes, teatro de boneco, panfletos, poesia, vídeo, demonstrações, performances, teatro de rua, fanzine, colagens, cinema, desenhos”, explica o jornalista Ademir Costa, integrante do Movimento Proparque, sobre o conceito da Festa. As atividades ocorrem em meio à natureza, debaixo das árvores e no anfiteatro do Parque.
Este ano o tema da festa será “Cuidar é tarefa todos: ‘Vamos precisar de todo mundo’”, inspirado em verso da música Sal da Terra de Beto Guedes.  Ademir esclarece que “podem participar todos os credos, todas as filosofias, todos os segmentos partidários, contanto que não façam proselitismo político nem religioso e se expressem com arte, não somente com discurso oral”.

UNIÃO

A coordenadora do Movimento Proparque, Luísa Vaz, observa que ainda há indiferença por parte de pessoas que reclamam quando, por exemplo, áreas verdes públicas estão em más condições e acham que cabe aos ambientalistas e autoridades preservarem esses espaços. “A causa é coletiva. Quando nos unimos, nós nos fortalecemos e temos mais chance de sermos ouvidos”, diz.

Assim, um evento como a Festa da Vida no Parque Rio Branco é uma oportunidade de promover um sistema horizontal de participação. Nos  encontros de organização às quintas-feiras  todos podem dar dão sugestões  e ajudar a decidir. As sugestões, inscrições e diálogo podem ser feitos também pelo e-mail gritepeloparque@gmail.com. As deliberações, notícias, propostas para o evento serão divulgadas na página Movimento Proparque, no Faceboock, e pelo blog http://movimentoproparque.blogspot.com.

Fonte: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário