Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Prefeitura de Fortaleza realiza campanha de conscientização contra o ruído

Em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (Inad), celebrado dia 29 de abril, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), preparou uma série de atividades relacionadas à sensibilização sobre o ruído e as suas consequências na saúde, qualidade de vida e no meio ambiente.


As ações iniciam nesta sexta-feira (24/04), às 9 horas, no auditório do órgão, com o Fórum da Cidade, abordando os efeitos do ruído de trânsito.  A programação inclui ainda o descarte e doação de equipamentos sonoros apreendidos durante fiscalizações, palestras, exposição da Carta Acústica e peças de teatro educativas.


Dentre os parceiros da Seuma nas ações estão a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Shopping Benfica, Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Ronda do Quarteirão, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), escolas municipais e particulares.

Saiba Mais

A poluição sonora é a segunda forma de poluição que mais afeta o planeta. Dada a sua repercussão na saúde e no meio ambiente, é considerada um problema de Saúde Pública mundial. Por conviver diariamente com o barulho, a humanidade está acostumada com sua presença e, em muitos casos, não percebe seus efeitos maléficos na qualidade de vida. O resultado disso é que tem crescido a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. Além da perda auditiva, há que se considerar os efeitos não auditivos da poluição sonora no ambiente.

Programação


Fórum da Cidade

Palestras:

- Análise do processo de planejamento dos transportes como contribuição para mobilidade urbana sustentável – Professor da UFC, Mário Ângelo Nunes de Azevedo Filho

- Impacto das intervenções de transporte no ambiente sonoro da cidade de Fortaleza – coordenador estadual do INAD e coordenador da Carta Acústica de Fortaleza, Francisco Aurélio Chaves Brito

Data e horário: 24/04 (sexta-feira), das 9h às 12h

Local: Auditório da Seuma - Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras


Descarte de equipamentos apreendidos

Data e horário: 29/04 (quarta-feira), das 10h às 12h

Local: Estacionamento da Seuma - Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras


Exposição da Carta Acústica

Data e horário: 29/04 (quarta-feira), às 10h

Local: Recepção da Seuma - Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras


Exposição de desenhos e apresentações teatrais

Data: 27 a 30 de abril

Local: Terminais de ônibus, Seuma e Shopping Benfica


Ação de saúde auditiva

Data e horário: 29/04 (quarta-feira), das 13h às 17h

Local: Posto de Saúde Maria de Lourdes

Rua: Reino Unido, 115 – Jardim das Oliveiras


Fonte: Ascom da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário