Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Encontro do G20 na Turquia acontecerá em meio a manifestações de ambientalistas

Neste domingo, 15 de novembro, começa na Turquia o último encontro do G20 – grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos Bancos Centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.   A reunião visa discutir questões econômicas globais, avançar no aprimoramento das instituições financeiras internacionais e analisar meios para fortalecer a economia global.  Mas a agenda do G20 também inclui questões para a agenda climática que estará na mesa na CoP21, tais como os subsídios aos combustíveis fósseis, o financiamento das energias renováveis, o financiamento climático e o crescimento verde.


Por isso, ao longo desta semana, a Turquia será o centro mundial dos debates sobre energias limpas:


De 12 a 13 de novembro acontece o Fórum Climático de Istambul – ele irá reunir mais de 150 palestrantes, incluindo cientistas e opinion leaders renomados internacionalmente.  Para abrir o Fórum, JeffreySachs, economista mundialmente respeitado, falará junto com membros do comitê organizador e representantes de movimentos anti-carvão na Turquia. Além disso, o famoso ativista e escritor BillMcKibben também vai participar da cerimônia de abertura através de mensagens de vídeo.

No segundo dia do fórum, o cientista do clima e membro do IPPC  Thomas Stocker vai participar. Ao todo, serão mais de 150 palestrantes que, junto com centenas de participantes, discutirão diferentes dimensões das mudanças climáticas, incluindo a política global, movimentos locais, as questões agrícolas, das mulheres e direitos LGBTI, os impactos na saúde, ajuda humanitária, etc. Organizado pela ONG turca Pela Campanha do Clima, o evento contará com 60 diferentes  workshops e sessões.

Na sessão final do Fórum, será organizado um encontro dos movimentos sociais no qual as demandas da sociedade civil para o G20 e os líderes presentes serão delineadas. A declaração dessa mensagem acontecerá às 14h00 do dia 14 de novembro na Praça Galatasaray, em Istambul.

A Campanha "Para o Clima" ocorrerá simultaneamente.  Ela foi iniciada por grandes organizações ambientais não governamentais para aumentar a transparência das questões de mudanças climáticas, e para chamar a atenção nacional e internacional para a atual situação da Turquia no contexto das mudanças climáticas e para suas políticas energéticas sujas.

Em 15 de novembro acontece o evento “Não às Usinas de Carvão” em Zonguldak, na costa ocidental do Mar Negro, na Turquia. Damian Carrington, do The Guardian, acertou na mosca ao descrever Zonguldak como “a cidade de carvão”: a equipe local de futebol se chama Sport Carvão, a escola, Diamante Negro, e uma nova estação de energia US $ 1 bilhão de carvão está prevista para o local, apoiada por investidores chineses. A Associação Yuva e grupos locais anti-carvão estão organizando um dia  de evento para expor os planos de geração de energia de carvão do Governo turco.

Campanha de mídia social “O mundo está vendo” - a fim de aumentar a visibilidade das questões de mudanças climáticas na agenda do G20 e para divulgar as demandas da sociedade civil sobre as alterações climáticas, o movimento internacional do clima, junto com a For Climate Campaign da Turquia estão organizando a campanha de mídia social  "O mundo está vendo".  Com lançamento previsto para 12 de novembro, ela visa disseminar informações e demandas para a cúpula.  Uma campanha no Twitter está programada para começar no primeiro dia do encontro dos líderes do G20 a fim de engajar a comunidade em geral através da mídia social.

Para mais informações:

http://g20climate.com/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário